Clique e assine por apenas 8,90/mês

Correio técnico: o que determina se um carro é ou não um SUV?

Dúvida vem do leitor José Artur Silveira de Araujo, de Salvador (BA)

Por Da Redação - 6 abr 2020, 07h00
porsche cayenne e-hybrid
Definição de SUV mudou muito nos últimos anos Divulgação/Porsche

O que significa a expressão “SUV”? – José Artur Silveira de Araujo, Salvador (BA)

São as iniciais de Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo, em inglês. O mais difícil, porém, é explicar o que é um SUV nos dias de hoje, já que sua definição é polêmica e cheia de variações.

Originalmente, tratava-se de um utilitário de carroceria fechada derivado de uma picape, com chassi de longarinas e, geralmente, tração nas quatro rodas. Com o passar do tempo, o termo foi sendo aplicado a veículos menores e com chassi monobloco, embora com características de SUV. 

Atualmente, é mais uma definição de marketing do que um termo técnico, que passou a ser aplicado a qualquer modelo com carroceria fechada de dois volumes, suspensão elevada e ponto H mais alto.

Continua após a publicidade

O pioneiro entre os SUVs modernos é o Jeep Cherokee, de 1984, que combinava a robustez do chassi de longarina com o conforto do monobloco.

No Brasil, classifica-se como SUV um veículo com valores mínimos de vão livre do solo e ângulos de ataque, ventral e de saída.

Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade

Publicidade