Sedã mais vendido do Brasil, o Toyota Corolla foi renovado este ano e ganhou até uma versão híbrida. No entanto, o motor 2.0 da versão anterior não é o mesmo de antes.
O novo M20A-FKB, também conhecido como Dynamic Force, trabalha em ciclo Atkinson e tem injeção de combustível direta (na câmara de combustão) e indireta (no coletor de admissão), além de uma série de evoluções técnicas para melhorar sua eficiência. Isso resulta em até 177 cv e 21,4 mkgf de torque.
Já o antigo 2.0 3ZR-FBE trabalhava em ciclo Otto, tinha apenas injeção indireta e se garantia com o duplo comando de válvulas variável para entregar até 154 cv e 20,7 mkgf de torque.
Também existe diferença no câmbio. O novo tem primeira marcha real, por engrenagem, e outras nove simuladas por um conjunto CVT, resultando em 10 marchas. O antigo era um CVT convencional capaz de simular 7 marchas.
Para ajudar você a decidir se vale realmente a pena trocar seu Corolla 2.0 da geração anterior por um novo, comparamos o desempenho e o consumo dos dois modelos.
No desempenho de 0 a 100 km/h o novo Corolla é ligeiramente superior, já que atinge a velocidade em 9,73 s contra 10,2 s do seu antecessor.
A retomada de 40 km/h a 80 km/h na acontece em 4,45 s contra 4,2 s no antigo.
Na retomada de 60 km/h a 100 km/h as duas gerações empatam e marcam 5,5 s.
Por último, a retomada de 80 km/h a 120 km/h é feita em 6,41 s pelo novo Corolla e em 7 s pelo antigo.
A nova geração tem números melhores também na frenagem.
O novo sedã freia de 60/80/120 km/h a 0 km/h em 13,18/23,68/54,15 metros, enquanto a geração anterior faz de 60/80/120 km/h a 0 km/h em 17,1/30,2/69,5 metros.
O consumo é praticamente equivalente. O novo Corolla XEi 2.0 tem consumo urbano de 11,9 km/l e rodoviário de 15,5 km/l, enquanto a geração anterior faz 11,5 km/l na cidade e 15,6 km/l na rodovia.
Confira a tabela comparativa:
Antigo Corolla 2.0 | Novo Corolla 2.0 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,2 s | 9,73 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 31,5 s | 30,76 s |
Velocidade máxima (dados de fábrica) | n/d | n/d |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 4,2 s | 4,45 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 5,5 s | 5,5 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 7 s | 6,41 s |
Frenagem de 60/80/120 km/h a 0 m | 17,1/30,2/69,5 m | 13,2/23,7/54,2 m |
Consumo urbano | 11,5 km/l | 11,9 km/l |
Consumo rodoviário | 15,6 km/l | 15,5 km/l |