A Controlar, empresa que era responsável pela inspeção veicular na cidade de São Paulo até a semana passada, quer continuar a prestar o serviço até, pelo menos, 31 de janeiro de 2014. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a prestadora de serviços entrou com ação cautelar na Justiça para retomar as atividades.
De acordo com a empresa, 1.141.198 veículos deixarão de passar pela avaliação até o fim de 2013 caso a suspensão do serviço se mantenha, e não 300 mil, como estimou a Prefeitura de São Paulo. Além disso, 221.982 desses proprietários já teriam pagado o valor do serviço.
Para quem já realizou o procedimento, a Prefeitura disponibilizou um site por meio do qual os consumidores podem pedir o reembolso do valor desembolsado (você pode acessá-lo neste link).
Promotor contesta suspensão
Ismael Lutti, promotor responsável por mover uma ação civil pública contra a Controlar, não concordou com a postura do poder público municipal. Em sua opinião, a Prefeitura já deveria ter programado a substituição da empresa nos primeiros 10 meses de 2013, e não apenas forçar a suspensão do contrato.
Estudo mostra benefícios da inspeção
Paulo Saldiva, que compõe o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, desenvolveu um estudo que mostra que, nos últimos três anos, o benefício ao meio ambiente trazido pela inspeção veicular em São Paulo evitou 1.395 mortes e 1.813 internações, de modo a propiciar uma economia de R$ 320 milhões aos cofres públicos.