Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Conhecemos o empresário que fabrica COEs, minicaminhões de R$ 200.000

Veículos são construídos à mão usando chassi e motores da Mitsubishi

Por Giovana Rampini
Atualizado em 16 nov 2018, 19h16 - Publicado em 16 nov 2018, 18h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • CH3V2707
    Criador e criatura: Jorlando leva em média seis meses para finalizar cada COE (Marcelo Almeida/Quatro Rodas)

    Jorlando Piccoli, de 43 anos, não gosta de opiniões contrárias. Pelo menos não quando se trata de suas criações. Em sua garagem, situada em Curitiba (PR), só ele comanda as estilizações dos COEs (Cab Over Engine), caminhões em que a cabine fica sobre o motor, que ficaram famosos nos EUA na década de 60.

    Autoritário ou não, essa história começou em 2014, quando o empresário, que já era envolvido com o ramo metalúrgico, foi convidado por um amigo para tocar um projeto: “Ele me pediu para construir uma plataforma toda estilizada. Era um COE”.

    CH3V2792
    COE no estilo furgão, que leva o logo da empresa na lateral (Marcelo Almeida/Quatro Rodas)

    Na época, Jorlando usou como base um Ford 1946 para dar a primeira forma para o desenho. Desse molde produzido há quatro anos, mais de 15 projetos já saíram do papel. Todos de fibra de vidro e sem aceitar nenhum palpite de seus clientes.

    Continua após a publicidade

    Há quem diga que a fama de mandão afasta os futuros compradores, mas sua empresa, a COE Garage, já recebeu gente de Brasília, Minas Gerais e Espírito Santo

    “Não aceito opiniões e nem palpites. Eu trabalho melhor dessa forma”, comenta Jorlando sobre seu hobby.

    CH3V2768
    Suspensão mais rebaixada é proposital: ela é a ar (Marcelo Almeida/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O empresário, que já era envolvido em customização de hot rods desde 2011, conta que para tudo funcionar bem algumas adaptações acontecem durante todo o projeto e construção.

    Como é o caso do motor: para caber perfeitamente logo abaixo da cabine do motorista, os filtros são retirados. “A gente usa o chassi e mecânica da Mitsubishi Pajero Dakar. Ela é compacta e forte. Tudo o que o modelo precisa.” 

    CH3V2645
    Pouco conhecidos, os pequenos caminhões recebem elogios por onde passam (Marcelo Almeida/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Hoje, a empresa tem uma equipe de quatro pessoas, que cuida de tudo: fabricação, pintura, funilaria, parte elétrica e tapeçaria, sempre sob o cuidado dos olhos e das mãos de Jorlando.

    Ele conta que cada modelo demora cerca de seis meses para ficar pronto, com um orçamento que varia de R$ 200.000 a R$ 250.000.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.