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Comparativo: BMW 330i e Mercedes C 300 andam juntos até demais

A cada nova geração, os velhos conhecidos se encontram para medir forças. Qual dos dois alemães venceu o confronto desta vez?

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 19 set 2019, 14h25 - Publicado em 19 set 2019, 08h00
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  • Classe C e Série 3 são expressões dos distintos DNAs de suas marcas (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Existe um significado para o verbo concorrer que é diferente de disputar, rivalizar.

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    Concorrer também pode significar contribuir, cooperar, correr junto. Ao comparar os concorrentes BMW 330i M Sport e Mercedes C 300 Sport, fica claro que as duas marcas mais se ajudam do que brigam na conquista dos clientes.

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    Fazendo um retrospecto dos comparativos entre Série 3 e Classe C realizados por QUATRO RODAS, a conclusão que se chega é de que a evolução de um estimula o aperfeiçoamento do outro.

    Já reparou que os lançamentos das novas gerações desses modelos acontecem de forma intercalada?

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    O C 300 nasceu em 2014 e foi reestilizado em 2018 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Uma chega sempre quando a outra está no meio do ciclo de vida, como se as marcas aguardassem para ver o que a concorrente fez para superá-la na fase seguinte.

    No meio do ciclo de vida, os modelos sempre recebem uma atualização, apenas para não deixar o parceiro sem resposta. Mas, no final das contas, os dois avançam como em uma corrida de revezamento.

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    Atualmente, o BMW é o recém-lançado da vez. O novo Série 3 foi apresentado no final de 2018, enquanto o Classe C é de 2014 e recebeu uma atualização em 2018.

    Na sua sétima geração, 330i traz design todo novo (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Essa diferença de ciclo de vida, de cara, pesa a favor do 330i, que chega com o visual atualizado tanto em relação ao C 300 quanto no que se refere às tendências de estilo da indústria.

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    O Classe C, por sua vez, já não conversa com outros modelos da própria linha Mercedes, como o Classe A, por exemplo, que chegou recentemente com linhas mais retas, faróis menores e painel high-tech, com tela única que mais se parece com um grande tablet horizontal e funciona como interface carro-motorista.

    Motores dos sedãs é 2.0 turbo de 258 cv, mas o BMW tem mais torque (Arte/Quatro Rodas)

    No que diz respeito à motorização, existe grande equilíbrio de forças entre os dois sedãs. O Série 3 tem motor 2.0 turbo com 258 cv e 40,8 mkgf e o Classe C tem motor 2.0 turbo com exatamente a mesma potência de 258 cv e 37,7 mkgf de torque.

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    Os dois trazem câmbio automático. No BMW, o sistema é de oito marchas; no Mercedes, é de nove marchas. A tração é sempre traseira.

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    Na pista de testes, como era de se esperar, os dois andaram juntos. Nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h, os tempos foram de 6,3 segundos (330i) e 6,5 segundos (Classe C).

    Nas retomadas de 60 a 100 km/h, o BMW fez 3,2 segundos e o Mercedes, 3,1 segundos. Na hora de parar, vindo a 80 km/h, os espaços foram respectivamente: 24,8 metros e 24,6 metros.

    No consumo, enquanto o 330i ficou com as médias de 10,3 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada; o C 300 obteve 10,2 km/l e 15,8 km/l respectivamente.

    C 300 traz a alavanca do câmbio junto ao volante, ar-condicionado bizona, bancos de couro (Arte/Quatro Rodas)

    Ao volante, a maior diferença entre os sedãs está no comportamento dinâmico, característica fortemente ligada ao DNA de cada marca.

    Dirigindo os sedãs em dias diferentes, a impressão é de que os dois podem rodar com conforto e esportividade, dependendo do modo de condução escolhido pelo motorista. Foi assim que descrevemos os modelos em testes separados.

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    Agora, lado a lado, fica claro que o 330i tem um lado esportivo mais desenvolvido, enquanto o C 300 cultiva o conforto com mais atenção.

    O BMW oferece quatro modos de condução: Comfort, Sport, Sport Plus e Eco Pro. E o Mercedes traz cinco: Comfort, Sport, Sport Plus, Eco e Individual (que permite combinar características diferentes para cada sistema como, por exemplo, Comfort para o motor e Sport para a direção).

    330i tem volante no console, ar-condicionado de três zonas, bancos de couro (Arte/Quatro Rodas)

    Mas, no modo Comfort, o BMW transmite tantas sensações ao motorista quanto o Mercedes na configuração Sport. Cabe ao comprador de sedãs decidir com qual dos DNAs ele se identifica mais.

    Comparando-se as dimensões externas, o 330i tem porte maior que o do C 300 (segredeiros de plantão informam que o novo Classe C, esperado para 2021, ficará maior).

    O BMW é 23 mm mais longo e 17 mm mais largo. O Classe C supera o Série3 em 12 mm na altura. Na distância entre-eixos, que tem relação direta com o espaço da cabine, o BMW é 11 mm maior.

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    Parece pouco, mas essa diferença se reflete internamente. O 330i oferece mais espaço lateral para os ocupantes (veja as medidas na ficha de testes).

    Na altura, o BMW leva vantagem nos bancos traseiros, o Mercedes se destaca nos dianteiros.

    A distância para as pernas não é possível comparar porque a Mercedes não informou esse dado. Mas, a sensação é de que o BMW também leva vantagem nessa dimensão, principalmente nos bancos de trás.

    O C 300 cresce no porta-malas: ele tem 455 litros de capacidade contra 365 litros do 330i.

    O Mercedes-Benz tem porta-malas de 455 litros (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Em relação ao acabamento, os dois também se equivalem, com o uso de materiais de qualidade e peças bem encaixadas e confeccionadas. Com o pacote Motorsport, o BMW conta com alguns detalhes interessantes como as costuras nas cores azul-claro, azul-escuro e vermelho nos cintos de segurança.

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    O Mercedes, por sua vez, abusa dos apliques de madeira, no console e nas laterais das portas, a ponto de soar como exagero.

    O BMW se distancia e deixa para trás o Mercedes, fazendo valer o fato de ser o projeto mais novo, nos recursos embarcados.

    O porta-malas do BMW é de 365 litros (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Além dos itens obrigatórios em carros dessa categoria, como airbags e controles eletrônicos de chassi, bancos de couro, sistema de som hi-end e volante multifuncional, a lista de equipamentos do Classe C inclui faróis full-led, câmera de ré, piloto automático, painel digital e teto solar como itens de série.

    Já o Série 3 vem com faróis com led matriciais e laser, câmera 360 graus, piloto automático adaptativo, painel digital, teto solar, assistente ativo de estacionamento, direção com relação variável, sensor de mudança involuntária de marcha com correção de trajetória, head-up display e assistente de manobras de marcha a ré.

    A superioridade do BMW se manifesta também entre os itens obrigatórios.

    Analisando o ar-condicionado, por exemplo, enquanto o sistema do Mercedes tem duas zonas com controles independentes para os bancos dianteiros, o do BMW é de três zonas e com controles independentes, inclusive nos bancos traseiros.

    No caso da central multimídia, além dos comandos por toque e por voz, presentes no dispositivo da Mercedes, o da BMW tem comandos por gestos.

    O 330i conta com inteligência artificial, no sistema de assistência IPA (Intelligent Personal Assistant), por meio do qual o motorista pode conversar com o veículo. Recurso que a marca Mercedes já tem e chama de MBUX, mas ainda não está disponível no Classe C.

    Por fim, a BMW oferece serviços de suporte remoto e concierge Connect Drive, ausentes nos Mercedes.

    Se custasse bem menos, o C 300 ainda teria a favor a relação custo/benefício melhor. Mas não é isso que ocorre. Com preço sugerido de R$ 268.900, o Mercedes é apenas R$ 1.050 mais barato que o BMW, que sai por R$ 269.950.

    Como se vê, o BMW 330i é o sedã da vez e vence o comparativo.

    Veredicto

    Na pista, os dois sedãs andaram juntos. Mas o 330i vence porque é mais moderno e tecnológico, enquanto o C 300 está desatualizado no estilo e nos recursos a bordo.

    Ficha técnica – BMW 330i

    Ficha de testes – 330i

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 6,3 s
    0 a 1.000 m: 26,2 s – 205 km/h

    Velocidade máxima: 250 km/h

    Retomadas (em D)
    40 a 80 km/h: 2,7 s
    60 a 100 km/h: 3,2 s
    80 a 120 km/h: 4 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 13,9/24,7/56 m

    Consumo
    Urbano: 10,3 km/l
    Rodoviário: 15,5 km/l

    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: 38,2/71,5 dbA
    80/120 km/h: 59,2/64,6 dbA

    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 1.400 rpm
    Volante: 2,2 voltas

    Seu bolso
    Preço básico: R$ 269.950
    Garantia: 2 anos
    Concessionárias: 48

    Ficha técnica – Mercedes C 300 Sport

    Ficha de testes – C 300

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 6,5 s
    0 a 1.000 m: 26,3 s – 206,3 km/h

    Velocidade máxima: 250 km/h

    Retomadas (em D)
    40 a 80 km/h: 2,7 s
    60 a 100 km/h: 3,1 s 
    80 a 120 km/h: 4 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 13,7/24,6/55,4 m

    Consumo
    Urbano: 10,2 km/l
    Rodoviário: 15,8 km/l

    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: 43,5/65,1 dbA
    80/120 km/h: 63,8/67,1 dbA

    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 1.500 rpm
    Volante: 2 voltas

    Seu bolso
    Preço básico: R$ 268.900
    Garantia: 2 anos
    Concessionárias: 55

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