Como funciona a aerodinâmica ativa do Lamborghini Huracán Performante
Vídeo explica como os apêndices aerodinâmicos mudam o comportamento do superesportivo italiano
O Lamborghini Huracán Performante é um dos poucos carros da marca que não se destacam pelo motor. Seu V10 5.2 aspirado entrega 640 cv e torque de 61,2 mkgf – números formidáveis, mas apenas 31 cv e 4 mkgf a mais que o convencional.
É a aerodinâmica ativa que o coloca à frente de todos os outros Lamborghini já produzidos e o transforma em um devorador de pistas – segundo a Lambo, ele baixou o tempo do Porsche 918 Spyder em cinco segundos em Nürburgring.
Com apêndices aerodinâmicos de fibra de carbono (spoilers dianteiro e traseiro, capô, difusor traseiro, entradas de ar e flaps) que se movem de acordo com a velocidade e direção do carro na pista, o sistema chamado de Aerodinamica Lamborghini Attiva (ALA) é capaz de reduzir o arrasto do carro ou aumentar o downforce – que o ajuda a ter aderência em curvas – de acordo com a necessidade.
Como tudo isso funciona na prática é algo difícil de se explicar. Contudo, o vídeo abaixo consegue mostrar muito bem como o ALA funciona. Tão bem que mesmo quem não domina 100% o inglês deve entender os princípios de funcionamento do sistema.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Jeep Compass de nova geração começa a ser fabricado e chega ao Brasil em 2027







