É preciso diferenciar os faróis de milha (também chamados de faróis de longo alcance) dos faróis de neblina.
Os faróis de milha são até mais raros nos carros de passeio e podem ser utilizados em centros urbanos desde que estejam ligados ao circuito do facho alto dos faróis regulares, isto é, não podem ser acionados de forma independente e a qualquer momento.
O uso dos faróis de milha segue a mesma regra do farol alto do carro, ou seja, é restrito a ruas sem iluminação e sem trânsito no sentido contrário. Isso porque ambos podem cegar e confundir os outros motoristas.
Geralmente instalados em posição central do para-choque ou do teto dos carros, os faróis de milha têm refletores especiais para gerar facho de luz concentrado (mas estreito) de alta intensidade.
Como são ideais para iluminar a grandes distâncias, em rodovias ou estradas de terra com velocidades elevadas, já estiveram relacionados à esportividade. É por isso que antigos esportivos nacionais, como o Ford Escort XR3 e o VW Gol GTI, têm faróis de milha. Hoje, é mais comum em carros de rali.