Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi criada no Brasil e só existe aqui

Os caminhões que você vê com logo Volkswagen são menos alemães do que parece: são produtos 100% brasileiros, desenvolvidos e fabricados em solo nacional

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 dez 2023, 02h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil já teve marcas automotivas nacionais como Gurgel e o Miura, mas elas não resistiram e atualmente não existe nenhuma fábrica brasileira de automóveis. Entre os veículos pesados existe a Agrale e, por incrível que pareça, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), que não é alemã.

    Explico: a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem sua sede no Brasil e só existe aqui. E tudo começou graças à Chrysler há quase 45 anos.

    O Grupo VW fez sua entrada global no mercado de veículos comerciais pesados com a marca Vokswagen justamente no Brasil, em fevereiro de 1981. Isso jamais foi replicado na Alemanha ou na Europa como um todo. Então a VWCO nasceu como uma marca alemã internacional com matriz no Brasil e até hoje o Brasil é o único lugar no mundo onde desenvolvem e são fabricados caminhões e chassis de ônibus com o logotipo VW.

     

    Volkswagen Caminhões EURO 6 P8 Meteor Constellation Delivery 2023

    A oportunidade surgiu em 1979, com a compra de 67% das operações deficitárias da Chrysler no mercado brasileiro, que já fabricava uma gama de caminhões Dodge no país desde 1968. Em 1980 a alemã comprou 100% do controle e mudou o nome da empresa, em fevereiro de 1981, para Volkswagen Caminhões LTDA.

    42 anos de história

    A empresa já buscava ter um espaço no mercado de pesados com a sua própria marca, mas estreou tendo que concorrer  com marcas tradicionais e consolidadas no Brasil, como a Mercedes e Volvo. Mas isso não a fez menos competitiva. A ausência de uma matriz no exterior tornou a empresa mais ágil e a tornou uma empresa mais independente para tomar decisões cruciais ao negócio, como programas de investimentos com recursos próprios.

    Continua após a publicidade

    Em 1981, em seu primeiro ano de vendas com apenas dois produtos, a marca vendeu 1.344 veículos. Eram os dois primeiros caminhões Volkswagen do mundo, os médios 11.130 e 13.130, equipados com motores diesel comprados no Brasil da MWM e cabine avançada basculante, os famosos “cara-chata”. Mas o chassi ainda era legado da Dodge.

    VWCO – 01
    (Reprodução/Internet)

    Após 20 anos da inauguração, a marca subiu à liderança e daí para frente sempre alternou entre a primeira e segunda posições. Também ascendeu à vice-liderança em vendas de chassis de ônibus e nunca mais desceu do posto.

    Quarenta e dois anos depois e com quase 300 opções na linha de pesados, inclusive o Meteor, o maior Volkswagen do mundo, a VWCO fechou o  acumulado de janeiro a outubro de 2023 como líder do mercado. A marca vendeu 22.490 caminhões, conquistando 25,93% do setor, seguida bem de perto pela Mercedes-Benz que tem 25,51% – que pode roubar a liderança até o fim do ano.

    Continua após a publicidade

    Representação internacional

    No fim de 2020 a VWCO somou mais de 1 milhão de veículos produzidos em sua história, sendo cerca de 870.000 na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro – inaugurada em 1996. O marco do milhão foi alcançado junto com o início da produção de mais uma nova família de caminhões, desta vez os extrapesados Meteor.

    VW METEOR
    (VWCO/Divulgação)

    No fim de 2008, a alemã MAN SE assumiu o controle da VWCO e tentou inserir a marca MAN no país entre os extrapesados, mas não deu certo. O Meteor é justamente uma atualização dos MAN. Em 2018 a VWCO começa a fazer parte do grupo Traton, composto pela Scania, MAN e VWCO, mas ainda é a única com sede no Brasil.

    Continua após a publicidade

    “Estamos hoje sob o guarda-chuva da holding Traton, temos mais acesso a tecnologias globais, mas as empresas seguem independentes e com suas sedes onde nasceram, como MAN na Alemanha, a Scania na Suécia e a VWCO no Brasil, onde nós orgulhosamente sediamos uma das marcas do grupo, com grande independência, centro próprio de desenvolvimento, produtos e produção compatíveis com as demais fabricantes da companhia”, explica Roberto Cortez, presidente da VWCO.

    e-Delivery 11 (esquerda) e e-Delivery 14 prometem revolução silenciosa
    e-Delivery 11 (esquerda) e e-Delivery 14 (Divulgação/Volkswagen)

    Um símbolo importante dessa independência é o Volkswagen e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido, testado e fabricado no Brasil.

    E os “nossos” caminhões também estão presentes em outros 30 países como Argentina, China e Guatemala, com direito a linha de montagem de kits CKD nas Filipinas. Segundo o executivo, a intenção é exportar para outros mercados a partir de 2024 como África, Ásia e Oriente Médio. Desde 1981, a fabricante já vendeu mais de 15% de sua produção no exterior.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.