Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como a GM quer se inspirar no Brasil para crescer no mundo

Chevrolet, principal marca da montadora, está prestes a ganhar novo comando e unificar as estratégias globais da marca

Por Daniela Barbosa, de Exame.com
Atualizado em 9 nov 2016, 12h30 - Publicado em 24 jun 2013, 16h44
fabricantes

A General Motors deve anunciar, nesta semana, Alan Batey como novo chefe de suas operações globais para a marca Chevrolet e entre as missões do executivo, está a unificação da estratégia da montadora para os 140 países onde ela está presente.

O Brasil pode servir de inspiração para este novo momento da companhia. Isso porque, uma das apostas da Chevrolet é a investida em veículos de pequeno porte, como o Celta e agora o Onix vendidos por aqui. Nos Estados Unidos a marca é famosa pelas suas picapes, mas vem perdendo mercado em seu principal mercado.

A Chevrolet é a principal marca da General Motors e responde por cerca de 70% das vendas gerais da montadora americana, mas vem perdendo espaços no mercado americano. O market share da companhia caiu dois pontos percentuais nos últimos seis meses por lá, totalizando 12,8% em maio.

No Brasil, no último ano, a companhia conseguiu vender mais de 640.000 unidades, volume 1,6% maior na comparação com o ano anterior. No país, a Chevrolet até maio tinha 17,7% de participação e figura como a terceira maior do setor aqui.

Continua após a publicidade

Carros para família

Em recente entrevista ao Wall Street Jounal, Batey afirmou que a Chevrolet quer passar a desenvolver carros para as famílias. “Se voltarmos no tempo e olharmos para o no nosso melhor, esse tempo foi quando a Chevrolet desenvolveu produtos que mexiam com o emocional das pessoas”, disse o executivo ao jornal americano.

O grande desafio de Batey é tentar, no entanto, agradar mercados tão diferentes com a sua estratégia de unificação “Costumávamos operar regionalmente em cada país ou local fazendo suas próprias coisas. Isso acabou. A partir de agora, vamos operar como sendo um só”, afirmou o executivo ao WSJ.

Além do Brasil, a China também deve colaborar com o novo estilo da Chevrolet a partir de agora. Por lá, o modelo de maior sucesso é o sedan Sail, com mais de 220.000 unidades vendidas no ano passado e outras 60.000 exportadas para países do continente asiático. No Brasil, em 2012, o modelo mais comercializado foi o Celta, com vendas de mais de 137.000 unidades.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.