Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

​Com guerra tarifária, Brasil pode receber carros destinados aos EUA​

Entidade que representa importadores acredita que tendência é de que a concorrência no setor automotivo seja intensificada

Por Lukas Kenji
25 abr 2025, 15h42
Importação China
Importação de carros novos é permitida, ainda que, se independente, pague impostos salgados (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

A escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China pode redirecionar para o Brasil veículos que antes tinham como destino o mercado norte-americano. A consequência imediata seria um acirramento das disputas entre marcas importadoras.

​Essa é a avaliação de Marcelo Godoy, presidente da Abeifa, entidade que representa o setor de importados. Ele entende que a competição no setor automotivo brasileiro já vinha crescendo desde 2023, mas que a disputa tarifária global deve intensificar o movimento. “Carros que eram exportados da Europa ou do México para os EUA podem desembarcar no Brasil, especialmente no segmento premium”, analisa, em entrevista à Bloomberg Línea.

O executivo, que também é CEO da Volvo Cars no país, ressalta que o Brasil tornou-se um mercado estratégico devido ao seu potencial de crescimento e à baixa penetração de veículos por habitante.

Compartilhe essa matéria via:

​Apesar de o dólar manter-se em patamares elevados no Brasil (entre R$ 5,70 e R$ 5,90, nos últimos meses), as montadoras estão absorvendo parte do custo para evitar repasses excessivos aos consumidores. “As empresas seguram margens e usam estoques para minimizar oscilações. Se os preços subirem e descerem muito, o cliente perde a referência e adia a compra”, explica Godoy.

Continua após a publicidade

Blazer porto

“Mercado de nicho”

A transição para a eletrificação também ganha força. Dos emplacamentos registrados pelas associadas da Abeifa no trimestre, 10.092 foram de modelos eletrificados (híbridos e elétricos), que já representam 36,4% do total de vendas no país.

Continua após a publicidade

Metade desses veículos são importados, destacando a preferência por marcas estrangeiras. “O elétrico caiu no gosto do brasileiro, mas ainda é um mercado de nicho”, avalia Godoy.

A Abeifa projeta crescimento de 10% a 12% para o setor de importados em 2025, mas alerta para incertezas. “O primeiro trimestre foi melhor que o esperado, mas o cenário eleitoral no segundo semestre pode levar empresários a postergar investimentos”, pondera o presidente da entidade.

Enquanto isso, a guerra comercial segue como um fator determinante. Mesmo que os EUA e China cheguem a um acordo de amenizar tarifas, a competição no Brasil tende a permanecer acirrada. “O mercado brasileiro está em transformação, e a disputa veio para ficar”, conclui Godoy.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.