Fora de linha no Brasil há exatamente um ano, o Ford Edge também teve sua aposentadoria ventilada nos Estados Unidos. No entanto, o fato é que o SUV está prestes a ganhar uma nova geração com tamanho e visual completamente distintos da geração antecessora.
Fotos de homologação do modelo na China mostram um carro com pegada mais familiar, em vez do estilo esportivo que deu o tom na segunda geração. Tanto é que o SUV terá opção de cinco e de sete lugares.
No entanto, ambas devem ter o mesmo comprimento de exatos 5 metros. Já o entre-eixos chega a 2,95 m, enquanto a largura é de 1,96 m e a altura é de 1,77 m. São medidas mais encorpadas em relação à versão global do Edge, com 4,78 m de comprimento.
Apenas uma opção de motor deve ser oferecida, a 2.0 turbo de 251 cv. Mas o documento oficial chinês não traz informações referentes à transmissão, nem ao consumo de combustível. Só existe mais um dado de desempenho disponível, a velocidade máxima: 193 km/h.
Em relação ao design, a parte frontal do carro segue a linha de outros modelos vendidos pela Ford na China, como o Equator Sport, utilitário-esportivo de porte grande que pode ser o substituto do Territory no Brasil.
Outros detalhes que chamam atenção são as maçanetas retráteis, além da linha de cintura próxima a coluna C, que parece uma barbatana de tubarão.
Se os faróis frontais são finos, as lanternas traseiras são o maior destaque da extremidade traseira. Elas ficam dentro de um elemento preto volumoso e que é interligado.
Além de todos os detalhes estéticos, outro ponto que salta aos olhos é o escapamento gigante no melhor estilo Corolla Cross. Pode ser que o consumidor chinês não ligue muito para esse ponto, mas o componente virou dor de cabeça para a Toyota do Brasil, após críticas do público.
Voltando ao Edge, é possível que a nova geração do modelo seja lançado em novembro, no Salão de Guangzhou, na China. Durante o evento, é esperado que a Ford divulgue se o modelo será vendido apenas naquele país, ou se também terá uma opção golbal.