Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Clássicos: Farus Quadro sonhava em ser Ferrari usando base de VW Santana

Célebre pelas linhas inspiradas na marca italiana e na Porsche, esportivo brasileiro também tinha faróis de Fiat 147 e é um dos carros nacionais mais raros

Por Felipe Bitu
5 abr 2019, 09h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Farus Quadro
    Nem japonês, nem americano, nem alemão: este trem é mineiro (Christian Castanho)

    Fundada em 1978 por Alfio e Giuseppe Russo em Belo Horizonte, a Farus (acrônimo de “Família Russo”) atravessou a década de 80 produzindo esportivos de tração traseira e motor central de origem Fiat, Volkswagen e Chevrolet.

    Pouco comum na época, esse grau de refinamento técnico não foi adotado no cupê Quadro, apresentado em 1989 com o esquema mecânico convencional de motor e tração dianteiros.

    A intenção do fabricante mineiro era clara: diminuir drasticamente o custo de produção e oferecer ao público mais exclusividade e menos esportividade.

    Caro e trabalhoso, o chassi tipo espinha dorsal em chapas de aço criado pelo engenheiro russo Arcadiy Zinoviev e usado no Farus ML 929 foi substituído por uma estrutura tubular especialmente desenvolvida para acomodar a mecânica Volkswagen refrigerada a água.

    Farus Quadro 4
    Incoerência aerodinâmica: vidro recuado e asa traseira (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Cupês esportivos de tração dianteira foram uma tendência mundial na década de 80. Enquanto modelos como Dodge Daytona e Acura Integra tiveram grande aceitação nos EUA, a gaúcha Miura foi a pioneira no emprego do trem de força do VW Passat, já em 1981.

    Priorizando o conforto, o Quadro teve como base a plataforma do VW Santana, com razoáveis 2,55 metros de entre-eixos.

    Mesmo mais pesado, o Quadro era bastante ágil. O motor VW de 2 litros rendia bons 112 cv e a maior parte dos seus 17,3 mkgf estava disponível desde as rotações mais baixas, casamento perfeito com o câmbio de escalonamento fechado e engates curtos e precisos.

    Farus Quadro 3
    Curvas? Só nas rodas e pneus… (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A dirigibilidade era favorecida pela direção hidráulica progressiva, freios eficientes e suspensões bem acertadas (McPherson à frente e eixo de torção atrás).

    O estilo controverso combinava o criticado teto plano dos Farus anteriores com largas colunas traseiras, responsáveis por suavizar o terceiro volume.

    A posição longitudinal do motor exigiu um capô mais alto, devidamente disfarçado por aletas de refrigeração semelhantes às do Porsche 924 Turbo. Tradição na marca, o vidro traseiro recuado era nitidamente inspirado nas Ferrari do mesmo período.

    O resultado final foi bem satisfatório: aparentando ser bem menor do que era, o Quadro estava mais para Voyage do que para Santana e a harmonia do estilo só foi comprometida pela linha de cintura elevada, muito desproporcional para as pequenas caixas de roda.

    Continua após a publicidade
    Farus Quadro painel
    Volante Panther e vários comandos elétricos: o melhor dos anos 80 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Os pequenos faróis retangulares herdados do Fiat 147 ficavam ocultos por tampas escamoteáveis e debaixo da asa traseira estavam as enormes lanternas do onipresente VW Gol.

    Um dos detalhes mais marcantes do projeto original era a supressão das maçanetas externas: as portas seriam abertas por controle remoto.

    Farus Quadro bancos
    Couro até onde a vista alcança (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O interior representava outra profusão de contrastes: maçanetas internas do Fusca, difusores de ar do Passat, rádio/toca-fitas, ar-condicionado Climauto, interior revestido de couro, painel com instrumentação completa e volante com regulagem elétrica de altura.

    A qualidade de construção e do acabamento eram apenas aceitáveis para um automóvel tão caro, mas o Quadro estava pronto para fazer sucesso em um mercado na época carente de opções.

    Um belíssimo exemplar amarelo equipado com rodas raiadas BBS ornamentou o estande da Farus durante a 16a edição do Salão do Automóvel de São Paulo, já sob a direção de um grupo empresarial da cidade.

    Farus Quadro rodas
    Rodas de liga leve Mangels (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Estima-se que cerca de 120 unidades do Quadro foram produzidas até 1991, ano em que a Farus encerrou suas atividades, após ser aniquilada pela concorrência dos importados.

    Entre tantas dúvidas há pelo menos uma certeza: equipado com motor VW 1.8, o Quadro que ilustra esta reportagem foi o último a deixar a fábrica em 1992 após várias negociações trabalhistas com os empregados demitidos e hoje faz parte de uma coleção especializada em automóveis nacionais.             

    Ficha técnica – Farus Quadro 1990

    Desempenho (não testado pela QUATRO RODAS)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.