Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Clássicos: Cadillac Fleetwood Eldorado 1968

Criado no auge de Detroit, ele foi o mais lembrado ícone de luxo americano por cinco décadas

Por Fabiano Pereira
Atualizado em 15 Maio 2017, 19h14 - Publicado em 15 Maio 2017, 19h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O motor V8 de 7,7 litros podia levar suas 2,2 toneladas a 201 km/h
    O motor V8 de 7,7 litros podia levar suas 2,2 toneladas a 201 km/h (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Se tivéssemos de eleger um Cadillac clássico, ele seria o Eldorado. Ápice de luxo em Detroit, ele surgiu quando a marca completava 50 anos e estava no auge. Primeiro veio o conceito El Dorado – alusão a bodas de ouro do aniversário. Para 1953 surgia a série especial Eldorado.

    Ao custo de então astronômicos 7.750 dólares, era o carro mais caro da América. Só 532 unidades foram produzidas. O presidente Dwight Eisenhower até usou um em sua posse. Conversível, o Eldorado trazia para-brisa envolvente, que seria copiado pela indústria depois.

    O Eldorado era 7,6 cm mais baixo que o Série 62 conversível, mais simples. Um V8 de 5,4 litros e 210 cv com carburador quádruplo atuava em parceria com um câmbio automático de três marchas. Ar-condicionado e direção hidráulica eram opcionais, assim como o novo olho autrônico, dispositivo que reduzia a intensidade dos faróis quando outro veículo vinha em sentido oposto.

    Apesar de seus 5,61 m, o Eldorado 1968 era um cupê de 2 portas
    Apesar de seus 5,61 m, o Eldorado 1968 era um cupê de 2 portas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Frente nova e rabos-de-peixe maiores marcaram o 1954, com preço reduzido que multiplicou por quatro as vendas. O desenho mudou em 1955, com barbatanas maiores. Em 1956 chegou o Eldorado Seville, a versão cupê, enquanto o conversível virava Eldorado Biarritz. Maior pela primeira vez desde 1949, o V8 cresceu para 6 litros, com 305 cv.

    Continua após a publicidade

    Na linha 1959, ápice do exagero do estilo da Cadillac, o Eldo ganhava um V8 6.3 de 345 cv e tornava-se um dos maiores ícones da marca e de Detroit, com suas barbatanas de 107 cm de altura. Depois, o estilo foi sumindo, até sair de cena em 1965.

    Banco inteiriço e ausência do eixo cardã no assoalho
    Banco inteiriço e ausência do eixo cardã no assoalho (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A maior renovação da história do Eldorado viria em 1967. Como no Oldsmobile Toronado, a tração passou a ser dianteira. Com 22,8 cm a menos entre os eixos, ele só era oferecido como cupê com linhas retas, simples, elegantes.

    Para 1968 veio um V8 7.7 de 375 cv. É desse ano o carro das fotos. Sem ressalto de eixo cardã no assoalho e com banco dianteiro inteiriço, ele leva até seis pessoas. A direção é bem leve e o câmbio automático na coluna oferece engates fáceis. O torque altíssimo é percebido nos arranques. Muito macia, a suspensão não inclina muito nas curvas.

    Continua após a publicidade
    Faróis retráteis ocupam as extremidades da grade
    Faróis retráteis ocupam as extremidades da grade (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Nome Cadillac estava em toda a parte - até nos retrovisores
    Nome Cadillac estava em toda a parte – até nos retrovisores (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Em 1970, o V8 passou a 8,2 litros, considerado o maior já feito pela marca. Para 1979, o modelo perdeu 540 kg e ganhou nova suspensão traseira independente. A mecânica logo passaria a ser compartilhada com o Seville, com opções de – acredite – motor a diesel e V6.

    Mais duas gerações e o Eldorado chegaria aos 50 anos (morreu na linha 2002) com um nome famoso, mas brilho apagado pela dificuldade da Cadillac de enfrentar as concorrências alemã e japonesa.

    Continua após a publicidade

    Exclusivo

    Cadillac Eldorado Brougham
    (divulgação/Chevrolet)

    Na mira dos Rolls-Royce, o Brougham (foto acima) lançado em 1957 foi o Eldorado mais exclusivo. Tem suspensão a ar, teto de aço inoxidável sem pintura e até pulverizador de perfume francês. Menos de 1 000 foram feitos artesanalmente até 1961.

    Ficha técnica – Cadillac Fleetwood Eldorado 1968

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.