A primeira imagem divulgada é apenas um teaser com detalhe do farol, mas o nome está confirmado: Citroën C3 Aircross é o nome do novo SUV da fabricante francesa, que terá versões de cinco e sete lugares e até o motor 1.0 turbo e câmbio CVT do Fiat Pulse.
O modelo será fabricado em Porto Real (RJ) e tem lançamento previsto para o final do segundo semestre, mas sua revelação global será na próxima quinta-feira (27). Global porque, embora a fabricante afirme que ele foi desenvolvido na América do Sul, também será fabricado na Índia.
A imagem divulgada pela fabricante mostra, inclusive, que o modelo maior (e, agora sim, tratado como SUV) usa os mesmos faróis de luzes diurnas do C3. A única diferença visível é um vinco que começa na base do farol principal e provavelmente ajuda a compor as linhas da grade dianteira exclusiva.
Chamado até agora de Projeto CC24, essa nova geração do C3 Aircross terá como principal concorrente a Chevrolet Spin. Tão óbvio que parece ter motivado a reestilização da rival (além de alterações visuais, a Spin deve ganhar novos equipamentos de segurança).
O compartilhamento de peças com o C3, confirmado pelo teaser, mostra esforços para redução de custos. Sua plataforma é a mesma CMP, por sinal também compartilhada com o Peugeot 2008 de nova geração (previsto para 2024). Até a coluna B, C3 e C3 Aircross são praticamente iguais.
O Aircross começa a crescer a partir da porta traseira, aumentando seu entre-eixos, além de ter um prolongamento a partir do eixo traseiro, aumentando seu comprimento total a algo ao redor dos 4,20 m.
C3 Aircross 2024 será mais refinado?
Internamente, a Citroën entregará um painel sem luxos e com bastante plástico, mas com criatividade no uso de cores e texturas que reforçam o apelo jovial do carro. Frente às críticas recebidas pelo C3, é possível que o quadro de instrumentos mude e ganhe ao menos um conta-giros, mas sem fugir da simplicidade da linha. Central multimídia, comandos de ar-condicionado e outras peças também serão compartilhados por questão de economia de escala.
Em termos de mecânica, de acordo com as fontes, haverá duas opções, com novidades importantes. Ainda que possam vir com cinco lugares, as versões de entrada já contarão com o motor 1.6 aspirado dos C3 mais caros, que entrega 120 cv e 15,7 kgfm. Enquanto as versões mais caras da perua trarão o 1.0 turbo do Fiat Pulse, que rende 130 cv e 21,4 kgfm. É provável que os modelos 1.6 contem apenas com transmissão manual, a fim de diferenciá-los das versões turbo, que podem trazer exclusivamente câmbio CVT.