Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cinco razões: a volta da Toyota ao 1º lugar

Montadora japonesa voltou a ser a número um no mundo em vendas entre as fabricantes de automóveis

Por Daniela Barbosa, de Exame.com
Atualizado em 9 nov 2016, 12h14 - Publicado em 28 jan 2013, 18h21
geral

Se 2012 para algumas companhias precisa ser esquecido, para a Toyota foi um ano que deve entrar para a história. Isso porque, foi o melhor ano em vendas – em 75 anos – de sua trajetória. O bom desempenho garantiu à montadora retomar a liderança no mercado global de automóveis – posto perdido em 2011 para a americana General Motors.

>> Saiba mais: Toyota retoma primeiro lugar em vendas mundiais

No período, a Toyota vendeu 9,75 milhões de carros, o que representa 23% das vendas totais entre as montadoras no mundo. O número é também 26,6% maior na comparação com as vendas da montadora um ano antes. Já a GM vendeu 9,29 milhões de carros e garantiu o segundo lugar no pódio; a Volkswagen ficou com a terceira posição, com vendas que somaram 9,07 milhões de unidades.

Durante três anos, entre 2008 e 2010, a Toyota permaneceu como número um em vendas. Mas fatores adversos, como o terremoto no Japão, em março de 2011, e as inundações na Tailândia, no final do mesmo ano, fizeram com que a companhia perdesse a liderança.

O retorno ao topo do pódio, agora, foi garantido por algumas razões. Veja, a seguir, cinco delas:

Continua após a publicidade

Modelo elétrico

Embora no Brasil ainda seja novidade, o primeiro Prius, um dos modelos elétricos da Toyota, foi lançado pela montadora em 1997 e já está em sua terceira geração. A versão, no entanto, vem ganhando visibilidade, principalmente depois que a companhia japonesa decidiu expandir a família Prius para outras versões, em 2011. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi o modelo da Toyota mais vendido por lá e, segundo estimativas do mercado, mais de 3 milhões de unidades do modelo foram comercializados em todo o mundo, no ano passado. A boa aceitação do modelo, em mercados como Europa, também contribuiu para o sucesso da Toyota no mundo, no ano passado.

Vendas de SUVs e sedans

Mas não foram só os modelos elétricos que garantiram o retorno da Toyota à posição número um em vendas globais. Outros segmentos, como os de SUVs e os sedans, também impulsionaram as vendas da montadora em todo o mundo. Os grandes destaques do período foram o Lexus RX 350 e o Camry, além, é claro, do Corolla, o mais vendido pela montadora no mercado brasileiro.

Estados Unidos

O mercado americano também deu um empurrãozinho para os negócios da Toyota no mundo. Só nos Estados Unidos, a montadora japonesa vendeu 2,1 milhões de automóveis em 2012. O montante é 27% maior na comparação com as vendas de um ano antes. O crescimento é também maior que a expansão total da montadora no mundo.

Desvalorização do iene

Outra razão que ajudou a Toyota em 2012 foi a desvalorização do iene frente ao dólar. Com a moeda japonesa menos valorizada, os negócios da montadora no mercado externo se tornaram mais competitivos.

Marcas complementares

Além da marca de automóveis que tem o mesmo nome do grupo, a Toyota possui outras marcas complementares de automóveis: a Daihatsu, que produz carros compactos, e a Hino Motors, braço da montadora que fabrica veículos pesados, como caminhões e ônibus e a Lexus, segmento de luxo da montadora japonesa.

Continua após a publicidade

Somente a Lexus, por exemplo, está entre as dez maiores marcas japonesas do mundo. Ela está presente em 70 países e tem o mercado americano como um dos principais para os seus negócios.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.