Cinco carros familiares que continuam à venda – mas você não lembra
De Fiat Weekend sem ar-condicionado por R$ 62.500 a crossover completo com 280 cv, veja quais são os esquecidos do mercado
Volkswagen SpaceFox e Fiat Weekend ganharam linha 2019 neste mês – para surpresa de muita gente que talvez nem lembrasse da dupla.
Por isso mesmo, selecionamos cinco modelos familiares (peruas, minivans e crossovers) que, surpreendentemente, seguem à venda no Brasil.
Volkswagen SpaceFox
A perua perdeu as versões Comfortline e Highline em setembro de 2017, quando o aventureiro SpaceCross também disse adeus ao nosso mercado.
Ar-condicionado, direção elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de vidros, travas e retrovisores elétricos são de série.
Entretanto, computador de bordo, rodas de liga leve aro 15, central multimídia com tela de 6,5 polegadas são oferecidos em pacote por R$ 2.545.
O motor é sempre 1.6 8V flex de até 104 cv de potência e 15,6 mkgf de torque, oferecido com câmbio manual ou automatizado de cinco marchas.
Na opção mais barata, a SpaceFox parte de R$ 60.290, mas é possível chegar aos R$ 67.731 com câmbio I-Motion, pintura metálica e opcionais.
Fiat Weekend
A veterana continua à venda e, como já falamos em 2017, o ar-condicionado não é oferecido como equipamento de série – e custa R$ 4.490 extras.
Até mesmo os básicos desembaçador com ar quente, banco traseiro bipartido e retrovisores externos elétricos fazem parte da lista de opcionais.
Há duas motorizações: 1.4 8V de 86 cv e 12,5 mkgf na Attractive, de R$ 62.500, e 1.8 16V de 132 cv e 18,9 mkgf na versão Adventure, de R$ 79.290.
Na configuração topo de linha, além da pintura metálica, o sistema Locker é o único opcional, que soma R$ 2.990 à conta e chega a até R$ 84.180.
Fiat Doblò
Atualmente, a minivan (ou seria furgão?) tem três opções no Brasil: Essence com cinco e sete lugares, além da versão pseudo-lameira Adventure.
Pelos R$ 84.390 do modelo de entrada há ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo. Com dois bancos extras, a Doblò sai a R$ 87.190.
Quem quiser faróis de neblina, sistema de som com bluetooth e USB, retrovisores elétricos e sensor de ré terá que pagar R$ 3.346 pelo Kit Evolution.
No caso da Adventure – assim como na Weekend – só o sistema Locker é cobrado à parte e custa R$ 2.265. No fim, a fatura pode ser de R$ 99.698.
O motor é igual para todas as configurações: 1.8 16V flex com até 132 cv de potência e 18,9 mkgf de torque, com câmbio manual de cinco marchas.
JAC J6
A minivan desembarcou no Brasil em 2011 e, de lá para cá, ganhou novo visual e motor 2.0 16V flex no lugar do propulsor movido apenas a gasolina.
Atualmente há duas versões do modelo chinês: por R$ 66.990 e R$ 69.990, neste caso com bancos de couro.
A lista de equipamentos de série traz ar-condicionado digital, direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve aro 16.
Não há nenhum opcional e, com isso, só está disponível o câmbio manual de cinco marchas – associado ao conjunto bicombustível com 160 cv e 20,6 mkgf.
Dodge Journey
A marca norte-americana só oferece Journey e Durango no Brasil, mas o modelo de entrada é figura rara por depender da importação de lotes do México.
Sem dúvidas, a lista de equipamentos é bem recheada, com direito a seis airbags, teto solar, central multimídia com tela de 8,4 polegadas e rodas aro 19.
Não há opcional para o crossover, que custa R$ 144.990 (sem frete) com sete bancos e até sistema de entretenimento para a segunda fileira.
O motor é sempre V6 3.6 24V Pentastar a gasolina de 280 cv de potência e 34,9 mkgf de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas.