China retoma liderança global em setembro

País havia sido desbancado pelos EUA; VW supera Toyota

mercado mercado

mercado (/)

A China recuperou a liderança das vendas mundiais em setembro de 2013, segundo dados da consultoria JATO Dynamics do Brasil. O país havia sido desbancado pelos Estados Unidos, mas voltou ao topo graças a um crescimento de significativos 22,4%. Se analisarmos os números de janeiro a setembro deste ano, o maior mercado de automóveis do mundo obteve alta de 18% frente ao mesmo período de 2012. Como sempre acontece nos relatórios da JATO, os números chineses incluem apenas veículos de passeio, enquanto os demais países englobam também os dados de comerciais leves.

Agora na vice-liderança, os EUA tiveram queda de 4,4% nas vendas frente a setembro do ano passado. O terceiro lugar ficou com o Japão, com alta de 17% no mês, mas queda de 4,9% no acumulado de 2013. A Grã-Bretanha assumiu o quarto lugar, com 446.202 unidades de automóveis e comerciais leves vendidas em setembro, recorde de vendas nos últimos cinco anos. Logo atrás aparece o Brasil, com crescimento de 5,9% nas vendas mensais, mas queda de 1,1% nos números acumulados. Alemanha, Rússia e Índia completam a lista dos oito maiores mercados do planeta.

Entre as montadoras, a Volkswagen ultrapassou a Toyota em setembro, embora os alemães permaneçam em segundo lugar no acumulado do ano. No nono mês do ano, os japoneses tiveram alta de 4,34% nas vendas frente ao mesmo período de 2012. Ford e Nissan também se destacaram, com altas de 12,71% e 17,06%, respectivamente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s