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Chevrolet usa IPI reduzido para queimar estoque do Onix antigo

Enquanto a versão reestilizada não chega às lojas, hatch fica até R$ 10.000 mais barato nas versões 1.0 e LT

Por Nicolas Tavares
15 jul 2025, 10h49
Chevrolet Onix 2025
Chevrolet Onix 2025 (Divulgação/Chevrolet)
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Das cinco marcas já habilitadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) a vender carros com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Chevrolet era a única que ainda não havia anunciado a redução nos preços. A fabricante finalmente começou a vender o Onix com um valor reduzido, porém para o hatchback antes da reestilização.

O site oficial da Chevrolet já lista o Onix da linha 2025 com IPI reduzido. A versão de entrada 1.0, normalmente vendida por R$ 96.390, agora será comercializada por R$ 90.390, um desconto de R$ 6.000.

Chevrolet Onix 2025 com redução do IPI
(Reprodução/Chevrolet)

Para quem quer o carro um pouco mais equipado, o Onix LT agora é vendido por R$ 94.150, ficando R$ 8.840 mais barato ante os R$ 102.990 da tabela normal. Este é o preço da versão com o motor 1.0 aspirado de 82 cv e com câmbio manual de seis marchas.

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O Onix LT com motor 1.0 turbo também teve a redução no imposto. A Chevrolet está oferecendo esta configuração do hatch por R$ 102.090, uma redução de R$ 10.300 sobre os R$ 112.390 cobrados anteriormente. Como é a linha 2025, estas unidades são mais potentes, com 121 cv. A potência será reduzida para 115 cv no Onix 2026, para que não tenha acréscimo no IPI.

A lista divulgada pelo MDIC também cita duas versões do Onix Plus com isenção do IPI mas, até o momento, o sedã compacto não consta na página de ofertas da Chevrolet.

Onix f
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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O que é o programa Carro Sustentável?

Criado pelo Governo Federal e em vigor a partir de 11 de julho, trata-se de um programa de incentivo ao consumo de veículos sustentáveis, seguros e acessíveis. Para que um carro tenha isenção total de IPI, precisa atender aos seguintes critérios:

  • Emissão máxima de CO²·: até 83 g/km (do poço à roda);
  • Pelo menos 80% da massa total do veículo composta por materiais recicláveis;
  • Produção nacional obrigatória com etapas de soldagem, pintura, montagem final, motor nacional ou importado do Mercosul;
  • Ser classificado como carro compacto.
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De acordo com o Governo, espera-se que as reduções ou isenções sejam integralmente repassadas ao consumidor final – seja pessoa física ou jurídica. A compensação para a queda na arrecadação será feita para os modelos que não atenderem às normas, e pagarão mais IPI por isso. O decreto terá validade até dezembro de 2026.

Para os demais carros, o governo prepara um novo sistema de cálculo do IPI, que entrará em vigor em 90 dias e que, pela estimativa do MDIC, reduzirá o IPI de 60% dos veículos vendidos no Brasil. A alíquota base passa a ser de 6,3% para carros de passeio e 39% para comerciais leves e, a partir daí, poderá aumentar ou diminuir conforme critérios predefinidos.

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