Em sua quarta geração, a Chevrolet Silverado passa por atualizações visuais e de tecnologia para 2022. A principal novidade, de olho na Ford F-150 Raptor, é a versão ZR2, de apelo off-road, pela primeira vez inserida na linha da maior picape da marca. O modelo só chega no ano que vem para os americanos, enquanto, para o Brasil, é bom não perder as esperanças (ou ter dinheiro de sobra para uma importação independente).
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
As alterações visuais são discretas e concentradas na dianteira da Silverado, variando entre as várias versões disponíveis: LT, RST, LT Trail Boss, LTZ, High Country e ZR2. No geral, a grade foi redesenhada e, em todas, a gravata da Chevrolet passa a ocupar um lugar mais alto e próximo do capô. O para-choque também muda, assim como os desenhos das rodas.
Outra novidade que afeta igualmente todas as versões é a nova disposição dos faróis. O elemento que remete a um bumerangue ficou mais largo e subiu, agora encostando nos faróis principais, que têm novo formato. A segunda peça horizontal de iluminação, uma característica da Silverado, deixa de existir nessa atualização. Na traseira, apenas o para-choque teve mudanças mínimas.
No interior da picape, porém, a reestilização foi bem mais profunda e garantiu ares mais modernos. O painel foi totalmente redesenhado e ganhou traços predominantemente horizontais, incluindo a grande central multimídia, de 13,4 polegadas e o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Para não dizer que tudo mudou, o volante e a alavanca de câmbio permaneceram os mesmos.
Equipamentos e motorizações
Entre os itens disponíveis para o modelo, que variam de acordo com as versões, estão a abertura e o fechamento elétrico da tampa traseira, controles por voz, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, aviso de saída involuntária de faixa com correção, frenagem de emergência automática, detecção de pedestres, indicador de distância do veículo à frente e faróis de LED com facho alto automático.
Clique aqui e faça seu seguro auto em 2 minutos
O sistema Super Cruise permite que o motorista deixe o veículo trafegar de maneira autônoma. Porém, uma pequena câmera instalada na parte superior da coluna de direção emite raios infravermelhos para detectar o nível de atenção e para onde o motorista está olhando.
Caso o sistema perceba que o condutor desviou o olhar da estrada por muito tempo, o um alerta visual solicitará que ele retome a atenção. Se o motorista permanecer desatento, a função emitirá alertas visuais e sonoros, e desativará a condução autônoma, obrigando a condução manual do veículo.
A linha de motores para a Silverado inclui um 2.7 turbo a gasolina com câmbio de oito marchas. Há também um 3.0 turbo diesel, um V8 5.3 a gasolina e um V8 6.2 também a gasolina. Para as três últimas opções, o câmbio é de dez marchas.
Silverado ZR2
O melhor fica por último. De olho na Ford F-150 Raptor, esta é a primeira vez na história que a Silverado é contemplada com a versão de alto desempenho para o fora-de-estrada. De fábrica, a picape adota amortecedores exclusivos com válvula de 40 milímetros, molas também exclusivas com aumento do curso das suspensões dianteira e traseira, calibrações específicas de chassis, modo Terrain e pneus off-road.
O para-choque dianteiro de aço promete alta resistência e um ângulo de entrada de 31,8°, e tem chapas removíveis para fácil substituição em caso de danos. Na traseira, as saídas de escapamento ficam escondidas para não sofrerem maiores estragos.
Debaixo do grande capô está o maior motor disponível para a picape: o V8 6.2 aspirado que entrega 426 cv de potência e 63,6 kgfm de torque. A transmissão é sempre a automática de 10 velocidades.
Além dos logotipos, a Silverado ZR2 é identificada pelas rodas de 18 polegadas pintadas de preto e por grade e para-choques exclusivos. A cor preta, aliás, é predominante nos detalhes, incluindo a gravata da Chevrolet. Não há nenhum detalhe cromado na picape.