Há exatamente um ano, a Chevrolet Silverado passava por uma significativa mudança visual e tecnológica. As novidades, porém, atingiram apenas as versões 1500 “menores” (que estão confirmadas ao Brasil), fazendo com que a grandalhona HD permanecesse com a cara antiga. Mas chegou a hora de o modelo acompanhar as transformações.
Assim como na 1500, a Silverado HD 2024 concentra suas alterações visuais na dianteira, mas mantém sua personalidade com estilo distinto da “irmã”. Antes divididos em pares, os faróis agora foram unificados e destacam a assinatura luminosa, que funciona como luz de posição e luz diurna. Os faróis principais ficam quase que disfarçados em pequenos blocos retangulares.
Outras novidades incluem a entrada de ar no capô, que está maior, a grade, que está mais horizontal, e o para-choque, com uma porção central mais volumosa e faróis de neblina que passaram para as extremidades.
A traseira também muda, mas com mais discrição. A nova tampa deixa no passado a superfície lisa e aposta em vincos e volumes, enquanto as lanternas ganham uma nova disposição das luzes, que são totalmente em led.
Quem vê cara…
Mais do que uma revisão da aparência externa, a Silverado HD recebeu o que mais precisava: uma atualização completa no interior, que já deixava sinais claros dos tempos. Sai o layout vertical e cheio de botões, e chega a nova identidade da Chevrolet, de construção horizontal.
O novo interior inclui acabamentos melhorados, redução de botões físicos (embora eles ainda apareçam em grande quantidade), quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma central multimídia de grandes 13,4 polegadas. Vale um adendo, porém: o novo interior só está disponível a partir da versão LT (veja mais sobre as versões abaixo).
Há carregador de celulares por indução, sistema de som Bose, monitoramento de pontos cegos, câmeras com 14 visualizações diferentes, alerta de colisão dianteira com frenagem automática e auxílio de permanência em faixa.
O piloto automático adaptativo identifica a presença de um reboque, como um trailer, e ajusta os parâmetros do veículo considerando o maior peso existente. Ou seja, reforça as acelerações e as frenagens (estas, que também são antecipadas). Há ainda um alerta para o caso de o peso do veículo e do reboque excederem o peso bruto máximo permitido.
Detalhes de acabamentos e equipamentos variarão de acordo com as versões da picape: Work Truck, Custom, LT, LTZ e High Country, sem contar os pacotes visuais, Z71 Sport Edition, Z71 Chrome Sport Edition, Alaskan Snow Plow Special Edition e Midnight Special Edition. Ou seja, a gama de combinações da Silverado HD (com configurações 2500 e 3500) continua sendo enorme. E ainda há mais por vir.
Motor atualizado e versão de alto desempenho
A picape segue oferecida com dois motores diferentes: um V8 6.6 a gasolina e outro V8 6.6 a diesel. Com o motor a gasolina, a picape entrega até 407 cv de potência e 64 kgfm de torque, que não sofreu qualquer alteração.
Já o V8 6.6 Duramax turbodiesel teve aprimoramentos no turbocompressor e combustão otimizada, ganhando assim 25 cv e 9 kgfm. Com os acréscimos, que prometem melhorar em 25% o desempenho em baixas velocidades (considerando reboques), o motor chega aos 477 cv e (pasmem) 134,6 kgfm. Diferentemente da 1500, não há previsão para uma versão elétrica.
O câmbio agora é o mesmo para as duas motorizações, o automático de dez marchas da Allison. Segundo a GM, a novidade oferece espaços menores entre as marchas e permite que o motor a gasolina se mantenha mais próximo de sua potência máxima por maiores períodos. Por isso, o peso bruto da Silverado HD a gasolina aumenta para 11.793 kg, contra os 10.886 kg anteriores.
Por falar em peso, a versão 2500 HD com motor a diesel pode rebocar até 10.206 kg, enquanto a 3500 HD com rodado duplo traseiro leva até 16.329 kg, a maior capacidade da linha.
Por fim, não menos importante, a Chevrolet confirmou que a Silverado HD terá, pela primeira vez, assim como a 1500, a versão de alto desempenho off-road ZR2. Ainda não se sabe quais serão os atributos da versão na grandalhona, mas devemos considerar que a 1500 inclui amortecedores e molas exclusivos, pneus off-road, calibrações específicas de chassi e para-choques de aço. Isso sem falar no motor mais potente da linha e um visual bem mais agressivo.