A americana Colorado e a brasileira S10 podem ser definidas como gêmeas não idênticas geradas pela Chevrolet. Apesar de serem feitas sobre a mesma plataforma, as picapes guardam diferenças que vão muito além do visual – a Z71 americana, por exemplo, não fica apenas nos adesivos. Porém, isso pode estar perto de acabar com uma possível fusão entre elas, que se tornarão uma só.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
De acordo com o site GM Authority, a nova geração dos modelos já está pronta e será apresentada em outubro nos Estados Unidos – uma resposta rápida à nova Ford Ranger. Além disso, Colorado e S10 se tornariam gêmeas idênticas como uma estratégia para redução de custos e operações, já que serão produzidas com a plataforma GTM31XX-2, uma evolução da base atual.
Com a decisão, as picapes passariam a ter o mesmo visual, com pequenas mudanças para agradar ao gosto de cada local, movimentação natural na indústria.
Enquanto a S10 nacional utiliza apenas o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv de potência, já que a motorização flex foi recentemente descontinuada, a Colorado tem ainda um 2.5 aspirado e um V6 3.6, ambos a gasolina.
Todos eles poderão ser substituídos por um novo motor 2.7 turbo a gasolina, sempre com câmbio automático de 10 marchas. O novo conjunto já está em testes no Brasil, segundo apurado por QUATRO RODAS. Por falar em Brasil, por aqui, a nova S10 só deverá aparecer em 2023.
Investimento garantido
Não é de hoje que a nova geração da S10 é comentada de forma aberta pela Chevrolet do Brasil. Em 2019, a GM anunciou um investimento de R$ 13 bilhões entre 2020 e 2024 no estado de São Paulo, entre as fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, esta última onde é feita a S10.
Na ocasião, a empresa garantiu que R$ 5 bilhões serão destinados a São José dos Campos para a modernização da produção de caixas de câmbio e para a produção da nova geração da S10 – além de um SUV baseado na picape, possivelmente substituto do atual Trailblazer.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital