A chegada da nova Chevrolet Montana está cada vez mais próxima e a GM já deu início à fabricação da picape. A montadora divulgou hoje (16) que o chamado SOP, o início da produção, foi dado na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista.
As primeiras unidades serão destinadas a um grupo de compradores que adquiriram a picape em pré-venda, no final de 2022. A partir da metade de fevereiro a Montana começará a chegar às concessionárias, detalhou a General Motors.
Para que a nova picape chegasse ao mercado, a fábrica de São Caetano precisou modernizar sua linha de montagem. As obras, que levaram mais de um ano para serem concluídas, buscam evitar prolongadas interrupções na linha, que já cuidava do Tracker e da Spin.
Ao todo, a fábrica recebeu 4.000 m² de novas instalações e 274 novos robôs. Entre as principais novidades está a instalação de scanner no fim da linha que faz a conferência da montagem da carroceria usando um protocolo de inteligência artificial.
A planta também recebeu uma nova prensa, a mais rápida da GM nas Américas, capaz de estampar 30 mil peças ao dia, como capô, para-lamas, portas e tampa traseira. Ela ocupa uma área próxima a de um quarteirão e mede 96 metros de comprimento, por 12 metros de largura e 18 metros de altura, sendo sete deles no subsolo.
Segundo a GM, essa nova máquina traz diversas vantagens. Seu volume de trabalho é duas vezes maior do que os modelos tradicionais e consome metade da energia elétrica, sendo assim, mais sustentável.
As linhas de montagem também terão um novo carrinho autônomo, que será o responsável pelo transporte das peças de grande porte. A montadora reforça que o projeto e desenvolvimento desse ‘ajudante’ foram feitos pela sucursal brasileira.
Todas as reformas e o próprio desenvolvimento da Montana fazem parte de um investimento de R$ 10 bilhões, que continuarão sendo aplicados até meados da década. Por falar na picape, ela estreará em quatro versões, sendo duas manuais (LT e LTS) e duas automáticas (Premier e LTZ). Em todos os casos, o câmbio é sempre de seis marchas.
O motor é o mesmo 1.2 turbo que vemos no Tracker topo de linha. Ele rende 133 cv e 21,4 kgfm, que serão entregues sempre ao eixo dianteiro. Com esse conjunto, a GM promete um consumo de 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.
Outro destaque que a montadora enfatiza é a caçamba. A proposta, segundo a GM, é de fazer da Montana um veículo versátil. Para isso, o compartimento traseuro será como um “porta-malas gigante”, trazendo diversos opcionais que ajudarão a organizar melhor os itens do dia-a-dia. Há também um sistema avançado de vedação da capota marítima, que oferece a melhor proteção contra a intrusão de água do segmento, de acordo com a montadora.