A Chery apresentou nesta quinta-feira, 13 de março, o Tiggo automático. O carro é o primeiro modelo chinês a dispensar o pedal de embreagem vendido no mercado brasileiro.
A transmissão de quatro velocidades foi desenvolvida pela própria Chery em conjunto com a ACTECO, fornecedora de motores da marca. O sistema oferece modo anti-patinação (indicado para arrancar em pisos de baixa aderência) e opção de trocas sequenciais na própria alavanca: as marchas são aumentadas com um toque para frente e reduzidas com um toque para trás. Além do novo câmbio, o carro tem piloto automático com comandos no volante. Uma luz se acende no painel quando o sistema é acionado e é desligado sempre que o motorista aciona o pedal de freio.
O Tiggo tem um motor 2.0 de 16 válvulas movido a gasolina, que entrega 138 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 18,2 mkgf a 4.300 rpm. A lista de itens de série do SUV inclui ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS com distribuição de frenagem (EBD), rodas de liga leve aro 16, rádio CD Player com entrada micro-USB, volante multifuncional com comandos de som, faróis com LEDs para iluminação diurna e sensor de ré.
Fabricado no Uruguai, o Tiggo automático será vendido por 57.990 reais. Seu principal rival, o Ford EcoSport, sai por 70.390 reais na versão SE com câmbio de dupla embreagem, chamado pela marca de Powershift. Por este valor, ele é o utilitário esportivo com câmbio automático mais barato do país.