PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chery interrompe produção no Brasil por 5 meses

Estoque alto de modelos e adequação da linha de montagem para chegada de SUV são alguns dos motivos para a parada da fábrica em Jacareí (SP)

Por Diego Dias
Atualizado em 9 nov 2016, 14h59 - Publicado em 22 jun 2016, 15h32
Fábrica da Chery no Brasil

Inaugurada há menos de dois anos, em agosto de 2014, a fábrica da Chery em Jacareí (SP) interromperá sua produção a partir de julho, por um período de cinco meses. Os motivos para a marca chinesa interromper sua produção são os estoques altos do New QQ e Celer, além da adequação da linha de montagem para a chegada de um novo SUV, provavelmente o Tiggo 5 – como anunciado pela montadora no final do ano passado, que investiu R$ 400 milhões para produzir o utilitário no Brasil.

LEIA MAIS:

>> JAC é excluída do Inovar-Auto e perde benefícios fiscais

>> Quem são os concorrentes do Mobi na faixa mais acessível do mercado?

>> JAC T5: O jovem aprendiz chinês

Continua após a publicidade

>> Chery confirma Tiggo 5 fabricado no Brasil em 2016 

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, cerca de 140 trabalhadores da fábrica do interior de São Paulo serão colocados em licença remunerada pela empresa (layoff), o que representa cerca de 90% dos funcionários da área de produção. Os demais executarão trabalhos de manutenção e adequação da linha que provavelmente irá produzir o novo Tiggo 5.

Na última segunda-feira (20) os metalúrgicos da Chery aprovaram uma proposta feita pela empresa para a garantia de direitos e estabilidade de emprego. No esquema de layoff, parte do salário dos trabalhadores é custeado pelo Governo, enquanto o restante é complementado pela fabricante. De acordo com o sindicato, nessa semana o acordo trabalhista deve ser assinado e enviado ao Ministério do Trabalho.

Com o mercado de venda de carros em crise, a fábrica da marca em Jacareí opera com baixa demanda, pois são produzidos apenas 15 a 25 carros por dia, incluindo o New QQ e o Celer nas versões hatch e sedã. Isso representa somente 10% de sua capacidade de operação. Se o cenário mudar, os trabalhadores podem ser chamados de volta para os seus postos de trabalho antes do fim do prazo de paralisação. A Chery confirmou a negociação em nota, mas irá divulgar os detalhes do acordo depois que a proposta for aprovada entre as partes.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.