Para testar a resistência de um carro, o mais comum são os famosos “crash tests”, aqueles testes de colisão que você com certeza já viu sendo feitos por órgãos como o Latin NCAP ou o Euro NCAP. Mas a Chery quis provar do seu próprio jeito que o seu mais novo SUV tem uma carroceria para lá de resistente.
O novo Chery eQ7 estreou na China no mês passado e seu projeto de divulgação está a todo vapor. Para aumentar o marketing em cima do carro e provar a resistência de sua carroceria de alumínio, a montadora decidiu construir uma torre com sete SUVs empilhados, um sobre o outro.
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Segundo a organização americana Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), para ser considerada segura, uma carroceria deve suportar quatro vezes o peso do carro. No total, é como se o carro da base suportasse o peso de outros seis, mais as placas de metal colocadas entre os veículos, para reduzir os danos na estrutura.
Mas é como diz o ditado: “nada se cria, tudo se copia”. Embora a ideia seja interessante do ponto de vista de marketing, não foi a Chery a primeira a fazer isso. A Volvo ficou famosa há muito tempo por empilhar seus carros.
É possível encontrar comerciais da marca sueca empilhando seus modelos para provar sua resistência desde a década de 60. Recentemente, em 2020, a montadora foi além e empilhou quatro caminhões que estavam sendo lançados e, no topo da torre, estava o presidente da Volvo.
Para quem não sabe, o eQ7 é o substituto do eQ5, o primeiro SUV elétrico da Chery e teve o design da sua carroceria assinado pela Pininfarina. Mesmo assim, foi um fracasso de vendas, sendo vendido entre 2020 e 2022 apenas.
O eQ7 chegou para mudar essa história. Por isso o marketing em cima dele está mais forte, para não repetir o fracasso de três anos atrás. Visualmente, ele não teve mudanças muito gritantes, aproveitando toda a carroceria feita pela empresa italiana e fazendo algumas mudanças pontuais no design.
A Chery também reduziu o número de versões. O eQ7 tem apenas uma com um motor de 211 cv e 29 kgfm, sendo mais potente que todas as outras do eQ5. A bateria tem 67,7 kWh e oferece até 512 km de acordo com o ciclo CLTC. Está dentro da média do segmento no mercado chinês, mas é menos do que os 620 km do antecessor, quando equipado com bateria de 88 kWh.