A Fiat Toro pode dar origem a uma nova picape vendida por RAM ou Jeep nos Estados Unidos. Foi o que sugeriu o CEO das duas marcas, Mike Manley, de acordo com o jornal The Detroit News. Embora não tenha confirmado o lançamento do modelo, Manley admitiu que haveria espaço tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo para uma picape de médio porte.
“Acho que há oportunidade (para um veículo deste tipo) nos Estados Unidos se você analisar o crescimento significativo dos segmentos de médio porte no ano passado. Na minha visão, certamente existe espaço para dois modelos em nosso mercado”, afirmou o executivo no Salão de Nova York.
Manley também se apóia no recente reaquecimento do segmento no mercado norte-americano, onde Chevrolet e GMC voltaram à briga com Colorado e Canyon, respectivamente. A Toyota também está presente no segmento há alguns anos com a Tacoma. Dados divulgados pela consultoria Autodata Corp. indicam que, no ano passado, o segmento cresceu aproximadamente 48,4% em relação a 2014, chegando a aproximadamente 357 mil unidades. A Tacoma lidera as vendas com metade do volume total.
LEIA MAIS:
>> Impressões: Fiat Toro Volcano, uma picape para quebrar regras
>> Como anda a Fiat Toro Freedom Diesel
>> Projeção: e se a Toro fosse vendida pela Jeep?
Embora o CEO não tenha confirmado o possível lançamento de uma picape RAM ou Jeep para 2020, o próprio Manley declarou há algumas semanas que uma picape de porte inferior aos modelos vendidos atualmente seria fundamental para as pretensões da RAM de crescer nos principais mercados de picapes pelo mundo. “Nós não temos necessariamente o portfólio certo na RAM para abranger todos estes mercados, mas temos, sim, uma marca forte em vários mercados na África e Oriente Médio, assim como na América Latina”, afirmou.
Além disso, Manley revelou que Bob Hegbloom, recém-promovido a diretor da RAM International, viajará ao Brasil nesta semana para discutir oportunidades de trabalho conjunto entre RAM e Fiat. Não por acaso, a marca italiana acaba de lançar a Toro, picape baseada na plataforma do Jeep Renegade e que no Brasil se situa entre as picapes leves (como Strada e Saveiro) e médias (como Chevrolet S10 e Ford Ranger). Mike também admitiu a possibilidade de aproveitar uma plataforma Fiat em um veículo RAM e disse que não acredita que uma nova picape média RAM roubaria vendas da futura picape Jeep, que será produzida em Toledo juntamente com a próxima geração do Wrangler.
Enquanto o modelo não chega às ruas, vale lembrar que a Fiat Strada já é vendida no México com o nome RAM 750, e que um designer chegou a imaginar como ficaria uma picape da Jeep baseada na Toro, com direito até a projeção.