Carros seminovos
O mercado de automóveis está cheio de opções para quem busca modelos cobiçados com preços de ocasião
Com a indústria trabalhando a pleno vapor e o mercado cheio de facilidades para a compra do zero-quilômetro, os usados nunca estiveram tão em baixa no Brasil. A desvalorização média do primeiro ano passa de 20% em vários casos, segundo a agência AutoInforme/Molicar, que vê esse cenário como típico de mercados desenvolvidos. Ou seja: veio para ficar. Essa condição gera dificuldades para quem se acostumou a trocar de carro entregando o usado como parte do pagamento, mas também cria oportunidades, proporcionando seminovos a preços atraentes.
Segundo o comerciante Adilson da Silva, proprietário da loja São Caetano Automóveis, na Grande São Paulo, há consumidores que já perceberam as vantagens dos usados e estão optando por semi- novos no lugar de modelos zero. Esse foi o caso de seu cliente, o empresário Moisés da Silva Santos, que procurava um Hyundai Veloster, com preço sugerido de 80000 reais, e acabou levando um BMW 320i 2006 por 65 000 reais. A diferença economizada é suficiente para fazer uma revisão geral no modelo usado e ainda sobra para pagar o IPVA (despesa que dependendo do caso já vem quitada).
Comprar um usado requer maior atenção antes de fechar o negócio no que diz respeito a procedência, estado de conservação e pendências legais, precauções desnecessárias quando se adquire um carro novo. Uma forma de conferir o histórico do carro é checar o manual de manutenção, que deve acompanhar o seminovo. Esse livreto traz anotados os serviços realizados no carro. E sua ausência entre os documentos fornecidos pelo vendedor pode indicar que houve algum descuido na manutenção do veículo que o vendedor não gostaria de revelar.
Em caso de dúvida, é possível solicitar ao vendedor um laudo do estado geral do carro, feito por empresas especializadas. As chamadas perícias veiculares costumam examinar não só os aspectos legais, como multas e sinais de adulteração de chassi, como também a conservação do veículo: motor, carroceria e suspensão, entre outros sistemas. Se o carro escolhido estiver em uma loja, há grande chance de ele já ter sido submetido a esse tipo de inspeção no momento de sua entrada no estoque.
A seguir, reunimos 13 seminovos que materializam as ofertas que se pode encontrar no mercado. Além dos preços com que foram anunciados, quase sempre bem negociáveis, diga-se, apresentamos as características desses modelos, com resumo de dados técnicos e de desempenho quando testados por nós na época do lançamento. Fizemos também a comparação de preços entre usados e modelos zero-quilômetro de uma faixa acima, simulando situações semelhantes à do consumidor Moisés, mencionado anteriormente. E levantamos os preços do seguro e de um pacote de peças. Para as cotações das apólices, consultamos a Iniciativa Corretora de Seguros (www.iniciativacorretora.com.br), que pesquisou os valores médios com até quatro companhias, para contratos novos e cobertura completa considerando um cliente hipotético com perfil de baixo risco.
Para as peças, os valores foram pesquisados nas importadoras Parts e Peças (www.parts.com.br) e FMAuto Parts (www.fmautoparts.com.br), empresas independentes (existem várias na internet), que costumam oferecer componentes originais a preços abaixo da média cobrada pelas concessionárias das marcas. Os valores exibidos são a soma de itens de maior rotatividade, como filtros (ar, óleo e combustível), pastilhas de freio, discos de freio, amortecedores e batentes de suspensão. Acompanhe o resultado de nossa pesquisa a seguir. As fotos que ilustram as páginas são dos próprios carros citados nos textos.
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