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Carros coloridos usados tem maior valor e vendem tão rápido quanto os básicos

Falta de opções e fama de serem ruins de vender afastaram o brasileiro do carro colorido, mas um estudo da Auto Avaliar mostra que não é bem assim

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 18 jun 2025, 08h28 - Publicado em 18 jun 2025, 08h12
pintura renegade
 (divulgação/Jeep)
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As ruas estão se tornando cada vez mais monocromáticas. Carros cinzas, pretos, brancos e pratas são tendência e dominam o mercado. De acordo com dados do Senatran, até o ano passado, aproximadamente 67% de toda a frota nacional é composta pelas chamadas “cores básicas”.

É algo difícil de contornar. Do lado das montadoras há a redução de custos, já que sai mais barato pintar os veículos novos nas cores básicas, se comparado aos coloridos. Note que nos configuradores, quase sempre há um acréscimo se você quiser pintar seu carro de vermelho ou azul, por exemplo. Mas há sempre ofertas sem custos de branco e preto.

E há também o lado dos consumidores. Existe uma mística de que carros coloridos são mais difíceis de revender, algo que certamente interfere na escolha, afinal, são raros os carros onde uma pessoa compra o carro e o mantém por toda a vida. Isso foi reprimindo o consumidor, levando-o a aceitar as ofertas de cores mais básicas.

Longa C3
Também não escapamos das estatísticas. Entre os três carros da nossa frota de Longa Duração, apenas o Citroën C3 é colorido (Renato Pizzuto/Quatro Rodas)

Mas um estudo recente da Auto Avaliar prova que isso é apenas uma crença popular. Na verdade, trata-se do contrário: carros coloridos vendem tão rápido quanto os “básicos”, ambos mantendo o giro de estoque médio das concessionárias de 38% dias. Segundo a plataforma, o que realmente impacta nesse quesito é o modelo, não a sua cor.

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E ainda há um bônus: eles têm, em média, um valor de revenda maior. Enquanto modelos das cores branca, preta, cinza e prata possuem um ticket médio (valor médio das negociações) de R$ 78.380,80, os coloridos custam 14% a mais, chegando aos R$ 89.452,50 de valor médio. Para efeito de comparação, o ticket médio de todos os usados brasileiros negociados em abril foi de R$ 87.107.

Apesar do bom valor de revenda, os consumidores esbarram em outro problema: a oferta. Há poucos carros coloridos no mercado. De acordo com o estudo da Auto Avaliar, entre as vendas da plataforma, a cor mais comum é a branca (28,55%), seguida pela prata (18,42%), preta (14,77%) e cinza (13,78%). Ou seja, 75,52% são de “cores básicas”.

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configurador strada
Das 5 cores disponíveis para a Fiat Strada, há apenas uma colorida (Reprodução/Internet)

Por outro lado, a vida dos coloridos está difícil. Dentro da plataforma Auto Avaliar, o vermelho é o carro colorido mais vendido, com apenas 5,38%. Em seguida temos a cor azul, com 3,56% do total.

configurador polo
O mesmo vale para o Polo, que cobra ainda mais caro pela cor vermelha (Reprodução/Internet)
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É um reflexo das ofertas das montadoras. Como exemplo, podemos pegar a dupla mais vendida do país. A Fiat Strada só tem uma opção de cor que foge dos “tons de cinza”. No caso, é a vermelha e custa R$ 990 a mais, mesmo sendo do tipo sólida.

Já na Volkswagen, as versões básicas do Polo (Track e Robust) você só pode comprar nas cores básicas. A partir da variante Sense, é possível escolher o vermelho por R$ 1.650 a mais.

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