Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Carros cinza são os que mais valorizaram em 2023, aponta estudo

Carros seminovos pintados na cor cinza tiveram valorização de 0,37% em 2023 enquanto todas as outras cores desvalorizaram neste período

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 ago 2023, 17h39

Existe um consenso de que comprar carros cinza, preto ou branco ajuda na revenda e até na valorização do veículo. Essas cores representaram 82% dos modelos comercializados no mundo em 2022, de acordo com a 70ª edição do Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas.

Mas, segundo estudo da Mobiauto, startup de classificados de automóveis, investir em carros pintados de cinza é a melhor escolha. Quem aderiu à moda dos carros “cinza Durepoxi” pode ter se dado bem.

Os proprietários de carros pintados em cinza praticamente não viram seus veículos se desvalorizarem no período de janeiro a junho de 2023, com variação ligeiramente positiva de 0,37% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

A média de desvalorização de todo o mercado foi de -7,45%. Carros pretos e de “outras” cores , como amarelo, verde, azul ou marrom, ficaram em um patamar um pouco acima da média como é possível observar no ranking abaixo.

COR VARIAÇÃO
CINZA  0,37%
OUTROS -4,62%
PRETO -7,11%
BRANCO -9,58%
VERMELHO -11,46%
PRATA -12,27%

O preto, inclusive, havia sido vice-campeã na pesquisa que a startup promoveu em 2021 e o vermelho foi a cor mais valorizada daquele ano. E os carros prata, tão genéricos, na verdade desvalorizaram mais.

RS6
Audi RS6 Avant Performance (Divulgação/Audi)

“Esperávamos que o branco fosse liderar a pesquisa, embora seu predomínio ocorra mais nos grandes centros urbanos; e a pesquisa foi nacional”, explica o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

O ótimo desempenho dos seminovos na cor cinza está atrelado, principalmente, ao fato de que a cor é mais comum em alguns nichos de mercado, o que ajudou a valorizá-la. “Você vê muitos SUVs e, principalmente, picapes desta cor. E esses carros são naturalmente muito procurados, o que pode ter ajudado no aumento de preços do cinza”, explica Castro Jr.

Volkswagen Nivus cinza de frente

Outro fenômeno que ajuda a explicar essa valorização do cinza surgiu com uma tonalidade que virou febre no Brasil nos últimos anos. O cinza sólido surgiu com a Audi (Cinza Quantum) em 2018 ou 2019 e logo foi transferida para o VW Jetta GLI. Mas se massificou mesmo com o VW Nivus, rebatizada como Cinza Moonstone. Fiat, Jeep e outras marcas também incorporaram tonalidades semelhantes e o cinza voltou a bombar no país.

Compartilhe essa matéria via:

Na contramão dessa tendência, a Fiat anunciou recentemente que não irá mais produzir carros cinza na Europa como forma de enaltecer cores mais vivas e vibrantes. Lembrando que essa decisão não envolve a marca no Brasil.

Continua após a publicidade
City
Honda City e HR-V tem tom de cinza azulado que parece sólido, mas é metálico (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na outra extremidade, a cor prata também é referência tradicional dos modelos mais baratos, como hatches e sedãs de entrada, o que levaria à depreciação mais acentuada.

Segundo o executivo, em relação a boa performance das cores mais raras, como amarelo, azul e verde, geralmente são modelos esportivos ou importados de alto luxo, onde essa quase exclusividade é mais bem aceita.

Porsche Piloto

O estado de conservação, documentação, origem e até quilometragem do veículo continuarão sendo argumentos mais relevantes na formação dos preços de seminovos, mas esse recorte de cores reafirma que os tons mais tradicionais, como cinza e preto, continuam em alta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.