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Carro elétrico: herói ou vilão?

Apesar de não queimar combustível, carros elétricos podem poluir mais que os a gasolina. Tudo depende da matriz energética

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 23 nov 2016, 20h52 - Publicado em 6 abr 2016, 16h10
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  • Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e Usina Hidrelétrica Salto Santiago
    Usinas termoelétricas geram grandes quantidades de CO2 para produzir energia ()

    Os veículos 100% elétricos são limpos, mas, dependendo da matéria-prima usada para gerar eletricidade, o mocinho pode virar bandido. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra que o carro a gasolina pode ser até mais limpo, caso o país onde ele rode recorra a combustíveis fósseis para gerar energia. “Nesse caso, a vantagem dos elétricos se resume a evitar a concentração de gases tóxicos nos centros urbanos”, diz Roberto Brandão, pesquisador do grupo de estudos do setor elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Na China e na Índia, que usam carvão mineral para gerar quase 70% da energia, o desempenho do veículo elétrico foi desanimador, chegando a poluir mais do que um a combustão. Nos países em que a fonte energética é menos poluente, o carro ecológico vale a pena. Na França, que usa energia nuclear, considerada limpa na geração de CO2, o carro a bateria se saiu bem. O mesmo vale para o Brasil. “Mais de 80% da energia nacional vem de hidrelétricas. Portanto, os elétricos aqui são limpos de verdade”, diz Margaret Groff, coordenadora do projeto de veículo elétrico da usina de Itaipu.

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    NEM TÃO ECOLÓGICOS

    Na China, os automóveis elétricos poluem mais que a versão a gasolina, porque sua produção de energia elétrica é baseada na queima de carvão. Nos EUA, onde impera a termoelétrica, os movidos a bateria emitem só um pouco menos de CO2 que os a gasolina. Já na França, rica em usinas nucleares, os elétricos são bem mais ecológicos.

    Matriz energética predominante em cada país
    EUA Termoelétrica com petróleo
    Brasil Hidrelétrica
    França Energia nuclear
    China Termoelétrica com carvão mineral
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    Geração sustentável
    Gramas de CO2 por km rodado
    Carro a gasolina 90 g
    Carro elétrico no Brasil 9 g
    Carro elétrico na França 10 g
    Carro elétrico nos EUA 68 g
    Carro elétrico na China 96 g

    Se mais de 90% da frota brasileira fosse de elétricos, o consumo energético do país aumentaria em 40%

    O efeito na tomada
    Consumo de eletricidade (em bilhões de kWh)
    Consumo médio anual de energia elétrica no Brasil 430
    Consumo com 3,4 milhões de carros elétricos (7,5% da frota) 444
    Consumo com 41 milhões de carros elétricos (91% da frota) 602
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