Carregador sem fio da BMW estaria fritando os novos iPhone 15
Usuários tem relatado a queima do chip NFC após carregarem seus smartphones nos carregadores wireless da BMW
Comprar um iPhone 15 é um sonho de consumo como o primeiro carro foi há um tempo atrás. Mas imagine você gastar mais de R$ 6.000 no celular novo, colocá-lo no carregador por indução do seu carro — e não é qualquer carro — e do nada ele fritar. Pois é isso que os donos de BMW têm passado.
Algum problema relacionado ao carregamento do mais novo smartphone da Apple em carregadores wireless da BMW está fazendo o chip NFC dos iPhone queimar. Pelos relatos contados em fóruns e redes sociais como o X, esse defeito é exclusivo da nova linha e já ocorreu com diferentes modelos, porém é mais recorrente nos Pro e Pro Max.
Para quem não sabe, o chip NFC (Near Field Communication) é o responsável pelo pagamento por aproximação e é idêntico ao do seu cartão do banco. Depois de carregar os celulares nos carros, os usuários disseram que o aparelho entra no modo de recuperação de dados, reinicia e apresenta a mensagem “Não foi possível configurar o Apple Pay”, fazendo com que a carteira digital parasse de funcionar.
O pior é que esse problema não está restrito apenas aos BMW. Outros carros que utilizam peças da montadora alemã, como o Toyota Supra (que usa a base do BMW Z4), também apresentaram o mesmo problema. Como o chip NFC não é uma peça removível, a Apple está dando um celular novo para os que apresentarem essa falha.
A causa do problema ainda não foi divulgada e nenhuma das duas empresas deu alguma sugestão para resolvê-lo. O lado bom é que, dependendo do caso, é possível consertá-lo com uma atualização, que pode ser feita remotamente nos carros com a tecnologia OTA, já presente nos BMW modernos.
Essa não é a primeira vez que o iPhone 15 vem apresentando problemas. O novo carro-chefe da Apple foi lançado em meados de setembro e clientes já reclamaram de um grave problema de superaquecimento causado por um bug que aumentava as atividades em segundo plano. O problema foi corrigido às pressas pela empresa com uma atualização de software.