Em 2010, os hatches médios ocupavam o sexto lugar do mercado, segundo critério da Fenabrave, atrás de hatches de entrada, hatches pequenos, sedãs pequenos, SUVs e picapes leves. Porém, a vida boa acabou. A categoria viu as vendas despencarem: em 2015, fechou em décimo, sendo ultrapassada por sedãs compactos, sedãs médios, picapes médias e até minivans. Afinal, o que aconteceu com os hatches médios?
Três motivos justificam essa queda: preço alto, falta de renovação e uma nova concorrência. Há cinco anos, o segmento refletia a estreia de Citroën C4, Fiat Bravo, Ford Focus e Hyundai i30 — e os antiquados Astra e Golf (então na 4ª geração por aqui) ainda tinham seus fãs. De lá para cá, apenas Focus e Golf mantiveram relevância com suas novas gerações. O i30 subiu de preço e viu suas vendas minguarem, e o Cruze hatch não conseguiu emplacar, assim como o Peugeot 308.
LEIA MAIS:
>> Comparativo: VW Golf 1.6 x Ford Focus 1.6
>> Toro ultrapassa Saveiro; Corolla vende mais que nove rivais juntos
>> Mercado: os modelos que foram do auge ao esquecimento
>> Mercado: o novo perfil dos donos de picapes
Além disso, eles ficaram bem mais caros e na faixa de preço dos SUVs, que roubaram parte do público que valoriza características típicas como posição de dirigir mais alta e maior robustez na hora de enfrentar buracos, deixando de lado a dinâmica ao volante mais esportiva – geralmente com estruturas de suspensão mais sofisticadas – dos hatches médios.
“O segmento de SUV começou a ganhar muita força com a chegada de modelos mais baratos como Ford EcoSport e Renault Duster, que acabaram caindo no gosto desse consumidor que comprava hatch médio”, diz o consultor automotivo Paulo Garbossa. A tendência foi reforçada em 2015 com a chegada dos dois atuais líderes do segmento, o Jeep Renegade e o Honda HR-V, que não por acaso ocupam a mesma faixa de preço de Golf e Focus, entre R$ 70.000 e R$ 100.000.
Ano | Fatia de mercado | Vendas |
---|---|---|
2010 | 4,7% | 157.390 |
2011 | 4,3% | 148.759 |
2012 | 3,5% | 125.961 |
2013 | 3,3% | 117.468 |
2014 | 2,7% | 90.428 |
2015 | 2,6% | 54.637 |
A pressão também vem de baixo: mais baratos que os hatches médios, os compactos estão cada vez mais requintados e com bom desempenho aliado a economia (que não é o forte dos médios). O resultado de tudo isso pode ser visto abaixo: no acumulado de 2016, o modelo mais vendido do segmento (o Golf) acumula apenas 3.852 emplacamentos, número que o coloca na distante 54ª posição no ranking dos mais vendidos. No mesmo período, o Honda HR-V vendeu nada menos que 30.883 unidades.
Volkswagen Golf | 3.852 |
---|---|
Ford Focus | 3.379 |
Chevrolet Cruze hatch | 2.109 |
Peugeot 308 | 1.492 |
Hyundai i30 | 1.481 |