O SUV Toyota C-HR Concept, que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Paris de 2014, reapareceu nos dois salões mais recentes – o de Frankfurt, em setembro, e o de Tóquio, em novembro. Seu visual refeito foi aliviado dos exageros típicos dos conceitos que não têm pretensão de entrar em produção. Agora, a conversa é outra.
A Toyota admite que uma terceira e definitiva versão desse modelo ficará pronta em poucos meses e o C-HR deixará de ser um conceito para se tornar um SUV de fato. A fábrica não deu muitos detalhes técnicos do futuro C-HR. Ela disse apenas que o carro terá versões equipadas com motores a gasolina, híbrido e elétrico. E que ele foi desenvolvido sobre a plataforma modular da marca, a TNGA (Toyota New Global Architecture), que também dará origem às novas gerações de modelos como Prius, Camry e Corolla. Essa última informação é suficiente para se concluir que o C-HR será um modelo global, porém. E que, por isso, ele tem grande possibilidade de ser produzido no Brasil – apesar de a Toyota por enquanto não confirmar sua vinda para cá.
Visto de perto, o Toyota parece feito sob medida para enfrentar o rival Honda HR-V. O C-HR é um SUV compacto, menor que o RAV-4 (que briga com o Honda CR-V).
Em relação ao protótipo exposto no salão alemão, o C-HR que sairá das linhas de montagem deve perder os elementos futuristas como as lanternas traseiras tridimensionais e a coluna traseira avançada (que impede a construção de portas traseiras). As caixas das rodas também devem ficar menores. Antes do lançamento, até o nome do C-HR pode mudar. O novo SUV deverá ser lançado no mercado europeu no segundo semestre de 2016.
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