Havia uma lacuna na linha da BYD acima do Song Plus, sem uma opção para quem queria um carro mais potente. Isto é resolvido com a chegada do Song Plus Premium, uma nova configuração do SUV médio que traz um design diferente e um sistema híbrido plug-in com dois motores elétricos, entregando um total de 324 cv. Porém, é bem mais caro, custando R$ 299.800.
Como publicado em primeira mão por QUATRO RODAS em agosto, o BYD Song Plus Premium chega com uma proposta diferente, sendo o primeiro carro da fabricante chinesa com uma pegada muito mais esportiva.
Isto fica claro ao conhecer a motorização. Ainda utiliza um motor 1.5, porém numa versão turbo, e eleva a potência dos 110 cv para 129 cv e 22,4 kgfm. Trabalha em conjunto com um propulsor elétrico dianteiro de 204 cv e 30,6 kgfm; e um traseiro de 163 cv e 30,6 kgfm. Assim, o SUV alcança os 324 cv de potência combinada, 89 cv a mais do que os 235 cv do Song Plus DM-i.
Terá um bom desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e alcançando os 180 km/h de velocidade máxima. Não conseguirá superar o rival GWM Haval H6 PHEV34, que vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Apesar da potência extra, a BYD não mexeu nas baterias, ainda utilizando o conjunto do tipo Blade de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 18,3 kWh de capacidade. São as mesmas que equipam o Song Plus desde junho. A autonomia será de 52 km no modo elétrico, segundo o Inmetro e pode rodar por 690 km. Já a fabricante diz que o utilitário alcança os 960 km de autonomia combinada pelo ciclo de testes chinês.
Custando R$ 60.000 mais do que o Song Plus DM-i, o Song Plus Premium é claramente a versão topo de linha, trazendo todos os equipamentos disponíveis para o utilitário. Conta com faróis full-led, teto solar, porta-malas com abertura elétrica, rodas de liga leve de 19”, painel de instrumentos digital de 12,3”, carregador wireless para smartphones, bancos de couro, assentos dianteiros com ajuste elétrico e ventilação, ar-condicionado digital bizona, detector de ponto cego, head-up display, câmera 360°, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, central multimídia de 15,6” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e mais.
O destaque pode ser a motorização, porém não significa que não tenha outras novidades. A BYD trabalha com duas linhas na China, a Dynasty (que usa nomes ligados a dinastias como Han, Tan e Song) e Ocean (com nomes de animais marinhos como Dolphin, Seal e Seagull), cada uma com uma identidade visual específica. Apesar de manter o nome Song, o SUV veio com o design do Seal U, sua contraparte na Europa.
A diferença é bem clara, deixando de lado a enorme grade dianteira para usar entradas de ar muito mais discretas. As passagens de ar nas laterais do para-choque recebem duas linhas cromadas, enquanto os faróis adotam uma barra horizontal na parte inferior, como no sedã Seal, usada para a iluminação diurna em led.
Mede 4,77 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e com um entre-eixos de 2,76 m. O porta-malas tem capacidade para 574 litros.
O BYD Song Plus Premium começa a chegar às lojas hoje (26) e, segundo a marca, é uma edição limitada para comemorar os 30 anos da empresa, embora não tenha dito quantas unidades estarão disponíveis. Estará disponível nas cores branca, cinza claro, cinza escura e preto. Tem garantia de seis anos, sem limite de quilometragem, enquanto a bateria tem oito anos de garantia.