Pela primeira vez, os BYD King e Song Pro foram vistos oficialmente no Brasil. Antes, eles já rodavam por nossas ruas e estradas em fase de teste, sempre bem camuflados. Mas agora, a BYD desembarcou centenas de unidades, que darão início à comercialização dos modelos por aqui.
Os King chegaram no novo navio da BYD, o Explorer 01, feito exclusivamente para exportar seus carros para o resto do mundo. As primeiras “centenas” de unidades desembarcaram por aqui pelo porto de Suape, em Pernambuco. Ao todo a montadora informa que 5.000 carros foram exportados para o Brasil nessa primeira leva do navio próprio.
O King chega ao Brasil com uma missão importante: bater o Toyota Corolla híbrido em vendas. Para isso, o sedã médio da BYD traz um trem de força híbrido plug-in, que une o motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,4 kgfm ao motor elétrico, montado no câmbio e-CVT, de 197 cv e 33,4 kgfm.
O conjunto tem uma bateria de 18,4 kWh, que garante até 100 km de autonomia elétrica, segundo a BYD. Esse é um benefício exclusivo dos carros plug-in, que não está presente na mecânica híbrida plena do Corolla. O King também tem vantagem no consumo de combustível, com a marca divulgando uma média de 28 km/l, enquanto o sedã japonês teve médias de 18,1 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada em nosso último teste.
A BYD ainda não confirmou a potência combinada, mas essa mecânica é superior à do Song Plus, que por sua vez é usada nas versões de entrada do BYD King chinês — por lá chamado de Destroyer 05 ou BYD Qin Plus — que entrega 235 cv. Logo, podemos assumir que ele supera o Corolla e seus três motores que somam 122 cv.
Bem equipado, o sedã traz itens como piloto automático adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas, seis airbags, chave NFC, rede WiFi 4G e atualizações via internet. Há também a tradicional central multimídia giratória de 15,6 polegadas e um quadro de instrumentos digital de 8 polegadas.
O King começa a ser vendido em julho, mas sem preço confirmado. Espere algo próximo dos R$ 200.000 que a Toyota cobra pela versão topo de linha do Corolla híbrido.
Mais gente chegando
O BYD King teve companhia durante a viagem. Ao todo, a BYD trouxe 5.000 carros no seu navio, entre eles, outro forasteiro, que também só havia sido visto por aqui disfarçado.
O BYD Song Pro é quase uma versão de entrada do Song Plus e será concorrente direto do Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Com estreia confirmada para o mês de junho, o SUV médio deverá ter preço próximo dos R$ 200.000, para poder fazer frente aos rivais e não afetar as vendas do “irmão” Song Plus.
Embora o design seja bem semelhante, o Song Pro tem alguns detalhes mais simples, assim como o acabamento interno. Ele também é um pouco menor, com seus 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Ou seja, é 3 cm menor na largura e 5 cm no entre-eixos, mas é 3 cm maior no comprimento e 2 cm mais alto que o Plus.
A mecânica é semelhante, mas um pouco menos potente. O motor a combustão também é um 1.5 aspirado aliado a outro elétrico para entregar 197 cv combinados, enquanto no Song Plus são 235 cv. A dúvida fica em relação, que pode ser de 12,9 kWh e 18,3 kWh, cada uma oferecendo 71 km e 110 km de autonomia elétrica, respectivamente.