Brasil poderá exigir pontos de recarga de carros elétricos nas rodovias
Projeto prevê linhas de crédito especiais para que donos de postos possam fazer a instalação e, assim, facilitar a adoção de elétricos no Brasil
![Sem sucesso na recarga durante a noite, um posto foi a salvação no retorno](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/1FLP0837.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Visando aumentar o incentivo aos carros elétricos, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou um projeto de lei propondo a obrigatoriedade de pontos de recarga rápida em postos de abastecimentos em rodovias federais.
A intenção do projeto é fazer com que os carros elétricos possam sair das cidades e ganhar as rodovias, incentivando também a eletrificação de caminhões e ônibus. Segundo a senadora, o planejamento e execução de iniciativas como essa, com energias limpas e sem poluentes, é função do governo.
“A atuação do Governo federal como indutor dessa demanda é fundamental para tornar o carro elétrico um sucesso”, disse Gama. A senadora acredita que a eventual aplicação da lei permitirá que “os donos desses veículos possam usar as rodovias federais sem enfrentar problemas com a autonomia.”
![Viagem com um Volvo C40 para testar os eletropostos da rodovia Fernao Dias (2) Diferença entre carregador DC (esq.) e AC fica clara na estrutura, no ventilador que é ativado durante o carregamento e na grossura do cabo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Viagem-com-um-Volvo-C40-para-testar-os-eletropostos-da-rodovia-Fernao-Dias-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O PL 392/2023 ainda não foi distribuído para as comissões da casa legislativa. Ele determina que, a partir de sua aprovação, os postos têm 12 meses para ter pontos de recarga para carros elétricos. Além disso, o governo deve regulamentar as especificações técnicas dos equipamentos que serão usados como a potência dos carregadores.
Para aliviar o bolso dos donos de postos, o PL prevê que a Lei de Diretrizes Orçamentárias inclua linhas de crédito que incentivem essas mudanças nos estabelecimentos pelo prazo de dez anos. Quem não cumprir a proposta, entretanto, estará sujeito a multa pelos termos da regulamentação do setor de energia.