Mesmo com um calendário de lançamentos cheio em 2022, a BMW deverá manter o ritmo agitado para o próximo ano. Serão ao menos quatro novidades para o Brasil entre SUVs, elétricos e um esportivo.
O primeiro deles é o novo BMW X1, que chegará ao país com produção nacional, em Araquari (SC).
A nova geração do SUV de entrada da marca já havia sido anunciado em junho e deverá chegar ainda no primeiro semestre do ano. As versões ainda são desconhecidas, mas ao menos uma deverá manter o atual conjunto, com motor 2.0 turbo flex de 184 cv. Uma versão híbrida também é esperada, mas não confirmada pela marca.
Quem chegará em seguida será o BMW iX1, a inédita versão elétrica do X1. Ele, porém, será importado de Regensburg, na Alemanha, já que o baixo volume esperado ainda não justifica a nacionalização do modelo. QUATRO RODAS já andou no modelo em seu país natal.
O iX1 é produzido em configuração mecânica única, equipado com dois motores que juntos entregam 317 cv. Segundo a marca, ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em rápidos 5,6 segundos segundos e tem autonomia projetada de até 440 km. Ele será o novo elétrico mais barato da BMW no Brasil, tomando, enfim, o lugar do i3, seu antecessor.
Outro modelo confirmado ao mercado brasileiro é o também inédito BMW i7, a versão elétrica do Série 7. A princípio, ele deverá ser a única opção para o maior e mais luxuoso sedã da marca no Brasil, sendo o único em seu segmento.
Ao dispensar a importação da nova geração do Série 7, a BMW quer reforçar seu posicionamento de eletrificação entre as fabricantes premium no país.
O i7 tem versão única, a xDrive60, com dois motores elétricos que entregam, juntos, 551 cv de potência e capaz, segundo a marca, de alcançar os 100 km/h a partir da inércia em apenas 4,7 segundos. A autonomia projetada é de até 625 km com uma carga. O modelo já está à venda na Europa e deverá chegar ao Brasil em meados de 2023 – espere por preços acima de R$ 1 milhão.
Quem quiser luxo e sofisticação com motor a gasolina poderá esperar pelo novo BMW X7, que ganhou faróis divididos em duas peças em reestilização lançada lá fora em 2022. Talvez o grande destaque do novo modelo seja a nova mecânica híbrida: a versão M60i tem o V8 de 4.4 auxiliado pela tecnologia híbrida leve de 48 volts, mas gera os mesmos 530 cv e 76,47 kgfm do X7 M50i da geração passada.
Por fim, quem também brilhará nas ruas brasileiras no próximo ano será o novo M2, apresentado oficialmente há poucos dias pela marca. O cupê feito no México é equipado com motor motor 3.0 de seis cilindros turbo de 460 cv de potência.
De acordo com a BMW, o M2 vai de 0 a 100 km/h em cerca de 4,1 segundos quando equipado com câmbio manual, tempo que cai para 3,9 segundos quando com câmbio automático. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 248 km/h – ou de 283 km/h se o modelo estiver com o pacote M Driver’s Package, opcional.