BMW Speedtop se inspira no Z3 Coupé e tem produção limitadíssima
Conceito da BMW transborda classe e luxo e foi criado para o Concorso d'Eleganza Villa d'Este 2025

O Concorso d’Eleganza, que acontece às margens do Lago de Como, na Itália, é o evento automotivo mais exclusivo da Europa. Qual seria o melhor cenário, portanto, para revelar o sucessor de produção limitada do BMW Z3 Coupé (fabricado entre 1998 a 2002)?
No ano passado, os aficionados dos automóveis internacionais deleitaram-se com o brilhante concept-car Skytop, a versão mais exclusiva do BMW Série 8. Este ano, a joia não é menos impressionante e assenta na mesma base técnica. Um parente próximo do Skytop mas em formato fastback ou shooting brake, mesmo que com o pouco criativo nome Speedtop.

Outro ponto é que o BMW Speedtop também foi apresentado como um veículo de estudo cuja produção em série limitada nem sequer depende de quantos entusiastas com contas bancárias recheadas aceitarão passar um cheque para reservar o novo residente especial das suas garagens. Os 50 BMW Skytop esgotaram num abrir e fechar de olhos em 2024 e, no caso deste Speedtop, a produção limitada será um pouco superior, de 70 unidades.


Depois de mais de duas décadas, o Z3 Coupé tem então um sucessor à sua altura com um preço e com preço bem acima da sua versão roadster. O parceiro ideal para um fim de semana vivido a dois, dado que em vez de bancos traseiros, a estrela de Vila d´Este 2025 apresenta uma área traseira bipartida e com acabamentos de primeira qualidade, com alvéolos em couro para malas de viagem de grifes gourmet.
No interior, em dois tons suaves, respira-se elegância e exclusividade, também com a ajuda do fabricante de malas de luxo Schedoni, que desenhou e produziu peças específicas para o Speedtop.

O design exterior inspirado e o habitáculo luxuoso quase limitam o motor sobrealimentado V8 de mais de 600 cv a um papel secundário, atrás até das vistosas jantes de 14 raios. Se a Série 8 da BMW está prestes a sair de cena, pelo menos que o faça com esta imponente celebração que lhe é prestada pelo duo Skytop e Skyspeed.
