Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

BMW série 3: dinastia de sucesso

O Série 3, modelo que colocou a BMW no mapa, comemora 40 anos

Por Fabio Paiva
Atualizado em 9 nov 2016, 14h39 - Publicado em 28 ago 2015, 12h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • geral

    Na metade dos anos 1970, a crise do petróleo mudou rapidamente as prioridades dos motoristas. Todos queriam um carro com espaço de sedã grande e consumo de carro pequeno. A solução estava no meio-termo. E foi assim que nasceu o Série 3, bem-sucedido modelo da BMW, que deu origem a um dos mais importantes segmentos de toda a indústria, o sedã médio.

    Publicidade

    Lançado em 1975 no Salão de Frankfurt, o Série 3 agradou e até hoje preserva sua receita básica: motor forte, tração traseira e cockpit dedicado ao condutor, tornando-se um benchmark para a concorrência. Apesar do viés familiar, a linha ganhou notoriedade pela pegada esportiva – fruto do torque elevado, tração traseira e design marcante.

    Publicidade

    As últimas duas gerações voltaram a ter motores de quatro cilindros, mas o tradicional seis-cilindros em linha é utilizado em versões apimentadas como no M3, que tem 431 cv. Hoje, o Série 3 também é referência de consumo e nível de emissões baixos. Mas o modelo nunca perdeu o que o consagrou desde seu lançamento:

    o prazer em dirigir.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    FAMÍLIA REUNIDA

    São seis gerações do Série 3, incluindo os lendários puro-sangue da M, a divisão de preparação da BMW.

    Publicidade

    BMW 323 E21

    e21.jpeg

    Publicidade

    Feito entre 1975 e 1982, com motor do 2002 tii, e em 1978 passou a usar um seis-cilindros, marca registrada do modelo.

    BMW 325I E30

    Publicidade

    e30.jpeg

    Durou de 1982 a 1990. Estreou os freios ABS. Vendido em versões sedã, perua e conversível. além do primeiro M3 da série.

    Continua após a publicidade

    BMW 325i E36

    e36.jpeg

    Vendido entre 1990 e 1997, foi um sucesso no Brasil. Teve motor 2.5 e 2.8 e uma versão compacta com um quatro-cilindros.

    BMW 328 E46

    e46.jpeg

    De 1998 a 2005, ganhou versões apimentadas, como a 330M. Foi o primeiro com controle de tração e estabilidade.

    BMW 320 E90

    e90.jpeg

    Fabricado entre 2005 e 2012, teve motores 2.0 (quatro-cilindros), 3.0 (seis cilindros, 258 cv) e 4.0 V8 (420 cv), no M3.

    BMW 328i F30

    f30.jpeg

    Pela primeira vez produzido no Brasil, o 320i ActiveFlex pode rodar com etanol e gasolina e tem motor turbo de 260 cv.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.