Na metade dos anos 1970, a crise do petróleo mudou rapidamente as prioridades dos motoristas. Todos queriam um carro com espaço de sedã grande e consumo de carro pequeno. A solução estava no meio-termo. E foi assim que nasceu o Série 3, bem-sucedido modelo da BMW, que deu origem a um dos mais importantes segmentos de toda a indústria, o sedã médio.
Lançado em 1975 no Salão de Frankfurt, o Série 3 agradou e até hoje preserva sua receita básica: motor forte, tração traseira e cockpit dedicado ao condutor, tornando-se um benchmark para a concorrência. Apesar do viés familiar, a linha ganhou notoriedade pela pegada esportiva – fruto do torque elevado, tração traseira e design marcante.
As últimas duas gerações voltaram a ter motores de quatro cilindros, mas o tradicional seis-cilindros em linha é utilizado em versões apimentadas como no M3, que tem 431 cv. Hoje, o Série 3 também é referência de consumo e nível de emissões baixos. Mas o modelo nunca perdeu o que o consagrou desde seu lançamento:
o prazer em dirigir.
FAMÍLIA REUNIDA
São seis gerações do Série 3, incluindo os lendários puro-sangue da M, a divisão de preparação da BMW.
BMW 323 E21
Feito entre 1975 e 1982, com motor do 2002 tii, e em 1978 passou a usar um seis-cilindros, marca registrada do modelo.
BMW 325I E30
Durou de 1982 a 1990. Estreou os freios ABS. Vendido em versões sedã, perua e conversível. além do primeiro M3 da série.
BMW 325i E36
Vendido entre 1990 e 1997, foi um sucesso no Brasil. Teve motor 2.5 e 2.8 e uma versão compacta com um quatro-cilindros.
BMW 328 E46
De 1998 a 2005, ganhou versões apimentadas, como a 330M. Foi o primeiro com controle de tração e estabilidade.
BMW 320 E90
Fabricado entre 2005 e 2012, teve motores 2.0 (quatro-cilindros), 3.0 (seis cilindros, 258 cv) e 4.0 V8 (420 cv), no M3.
BMW 328i F30
Pela primeira vez produzido no Brasil, o 320i ActiveFlex pode rodar com etanol e gasolina e tem motor turbo de 260 cv.