O BMW Série 2 Gran Coupé chegou à metade da sua vida e, como é de costume, ganhou um facelift. Mas a montadora foi um pouco mais além, e tratou de deixá-lo maior, mais potente e mais tecnológico.
As mudanças visuais são visíveis, mas não muito grandes. No geral, a grade ficou ligeiramente menor, enquanto os faróis estão um pouco mais arredondados e ganharam novos DLRs. Na traseira, a principal mudança também é nas luzes, que mudaram um pouco seu formato e ficaram maiores.
Mas o que importa mesmo são as dimensões. O novo Série 2 ganhou 20 mm de comprimento e 15 mm de largura, chegando a 4,546 m e 1,435 m respectivamente. A altura (1,80) e o entre-eixos (2,67 m) se mantiveram os mesmos.
Serão duas versões disponíveis, ambas com o 2.0 de quatro cilindros, que tem sistema de combustão revisado, injeção direta e indireta e um ciclo de combustão Miller. Inclusive, esse é o mesmo motor que equipa o Mini John Cooper Works Countryman.
A antiga 228i, agora é só 228 e manteve o seu motor. Na versão básica ele teve um aumento de 13 cv, chegando aos 244 cv. Essa versão pode vir equipada com tração dianteira (sDrive) ou integral (xDrive).
Acima dela, temos a versão M235 xDrive com seus 312 cv. O torque é o mesmo para as duas variantes: 40,8 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm. Embora para 228 ele tenha aumentado torque em 14%, para o topo de linha ele caiu 11% em relação ao modelo anterior.
Mas a principal mudança mecânica para a linha 2025 é na transmissão. A antiga caixa automática com conversor de torque de oito marchas foi abandonada. Para seu lugar, a BMW escolheu uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas que, segundo a montadora, tem mudanças mais rápidas.
As mudanças, porém, não refletem muito no desempenho. Se por um lado a versão básica com tração integral faz de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) em 5,8 s — meio segundo mais rápido que o modelo de saída. Por outro, o topo de linha teve seu sprint aumentado 0,1 s, completando a prova em 4,7 s. A velocidade máxima dos dois é limitada em 209 km/h, ou 249 km/h, se o cliente optar pelos pneus de desempenho.
Por falar em opcionais, como de costume, a BMW oferece vários dele. Por exemplo, há o pacote M Sport, que adiciona máscaras escurecidas nas luzes, um spoiler traseiro e acabamento Shadowline estendido. O cliente pode escolher por trocar as rodas padrão de 18’’ por modelos maiores de 19’’.
Por dentro, a BMW deixou o Serie 2 Gran Coupe mais tecnológico. Na versão de entrada você já encontra sistema de som premium Harman Kardon de 12 alto-falantes, navegação ao vivo baseada em nuvem, entrada sem chave, carregador sem fio e espelhos internos e externos com escurecimento automático.
A BMW adicionou novas telas de 10,25’’ para o quadro de instrumentos digital e de 10,7’’ para a central multimídia, que roda o novo sistema iDrive 9, podendo receber atualizações over the air. Fora isso, ainda há conectividade com smartphones através do app MyBMW.
A versão topo de linha ainda tem uns mimos a mais, como o interior em material sintético que imita couro (na mais básica são de tecido), teto panorâmico de vidro e head-up display. E pela primeira o Série 2 terá massageador de lombar nos bancos.
Nos EUA, as versões do Série 2 Gran Coupé chegarão às lojas em datas diferentes. Em março de 2025, os clientes poderão comprar as versões 228 xDrive (tração integral) e a M235 xDrive, que terão preço base de U$ 41.600 e U$ 49.500, respectivamente — ou R$ 236.000 e R$ 280.900, aproximadamente. Alguns meses depois, já na metade do próximo ano, a versão mais barata, 218 sDrive (tração dianteira), chegará ao mercado custando a partir de U$ 39.600 (R$ 224.700).