Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BMW revela protótipos do M3 que nunca foram produzidos

Acredite: o esportivo da marca bávara já teve duas versões picape, além de uma perua e um hatch

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h45 - Publicado em 28 set 2016, 18h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BMW M3 - protótipos
    Picape, hatch e perua: BMW M3 para todos os gostos ()

    A BMW celebra em 2016 os 30 anos de um de seus modelos mais emblemáticos já fabricados até hoje: o M3. Para comemorar, a marca resolveu divulgar uma série de informações sobre os protótipos de versões que nunca chegaram às ruas.

    LEIA MAIS:

    >> Clássicos: BMW M3 E30, o Santo Graal

    >> Comparativo: BMW M3 x Mercedes-AMG C 63 S

    >> Animação resume história do BMW Série 3 em 87 segundos

    É o caso dos M3 com carrocerias em formato perua, hatch e picape. Confira fotos e curiosidades de cada uma delas.

    BMW M3 E30 Pickup (1986)

    BMW M3 E30 picape
    BMW M3 E30 picape ()
    Continua após a publicidade

    A primeira geração do BMW M3 (E30) pode ser considerada uma das mais amadas pelos entusiastas. E foi esse o modelo escolhido pela divisão Motorsport para ser transformado em uma picape, partindo de um M3 conversível — já que ele tinha os reforços estruturais necessários.

    Com visual aparentemente improvisado, a M3 picape recebeu uma caçamba com revestimento “chão de ônibus” e uma espécie de santantônio atrás da cabine.

    BMW M3 E30 picape
    BMW M3 E30 picape ()

    BMW M3 E30 picape
    BMW M3 E30 picape ()

    Ao contrário do que se pode pensar, a M3 picape não foi feita para ser exposta em qualquer mostra automotiva, mas sim para transportar equipamentos e peças da divisão M da BMW. Isso sim é unir trabalho com diversão!

    Equipado originalmente com o motor seis em linha 2.0 de 192 cv do M3 italiano, esse propulsor foi substituído pelo 2,3 litros de 200 cv do modelo alemão. A picape foi utilizada por 26 anos, sendo aposentada em 2012.

    Continua após a publicidade

     

    BMW M3 E36 Compact (1996)

    BMW M3 E36 Compact
    BMW M3 E36 Compact ()

    O BMW M3 E36 foi o modelo que inaugurou outras carrocerias para o esportivo, indo além do cupê, com as versões sedã e conversível. Na esteira das variações, a BMW resolveu fazer um protótipo batizado de M3 Compact, com a carroceria hatchback, objetivando a criação de um modelo porta de entrada para a gama Motorsport.

    BMW M3 E36 Compact
    BMW M3 E36 Compact ()

    BMW M3 E36 Compact
    BMW M3 E36 Compact ()

    Pesando 150 kg a menos que o cupê, o M3 Compact tinha um potencial enorme de diversão, já que debaixo do capô era mantido o mesmo motor seis em linha 3,2 litros de 325 cv do cupê. Segundo a própria BMW, o M3 Compact pode ser considerado o precursor do atual M2 – e um dos melhores hot hatches jamais fabricados.

    Continua após a publicidade

     

    BMW M3 E46 Touring (2000)

    BMW revela protótipos do M3 que nunca foram produzidos
    BMW M3 E46 Touring (Divulgação/BMW)

    O Série 3 contou com versões de série das aclamadas station wagons, mas uma baseada no esportivo M3, nunca. A fabricante até testou a viabilidade de uma possível M3 Touring (baseada na geração E46), que infelizmente foi produzida apenas para experimentos na engenharia — diferentemente do protótipo do M3 Compact, que foi até cedido para testes aos jornalistas da época.

    BMW M3 E46 Touring
    BMW M3 E46 Touring ()

    BMW revela protótipos do M3 que nunca foram produzidos
    BMW M3 E46 Touring (BMW/Divulgação)

    A bela M3 Touring contava com os mesmos para-lamas alargados e rodas do cupê, mas com a sedução incomparável das peruas. O motor seis cilindros de 3,2 litros e 348 cv de potência continuava lá. E pensar que, enquanto isso, a Audi foi enfileirando as RS Avant no imaginário dos entusiastas…

    Continua após a publicidade

     

    BMW M3 E92 Pickup (2011)

    BMW M3 E92 picape
    BMW M3 E92 picape (Divulgação/BMW)

    Não foi só em 1986 que a BMW fez uma versão picape do M3. Em 2011 a marca desenvolveu uma M3 baseada na geração E92, mas com o objetivo de brincar com o dia 1º de abril, disponibilizando até material de divulgação à imprensa naquele ano.

    Como o protótipo anterior, a M3 picape de 2011 foi baseada numa versão conversível por conta dos reforços já existentes.

    BMW M3 E92 picape
    BMW M3 E92 picape ()

    BMW M3 E92 picape
    BMW M3 E92 picape ()

    Continua após a publicidade

    Foram até promovidos testes no circuito de Nürburgring com ela para ser flagrada pela imprensa especializada, fomentando mais ainda a especulação de uma versão de produção. O propulsor usado era o V8 4,0 litros de 426 cv que equipada a geração E92.

    Assim como a de 1986, ela acabou sendo utilizada para transportar equipamentos dentro da fábrica, tendo como diferencial a homologação para poder rodar nas ruas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.