Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BMW quer usar buracos e lombadas para gerar energia em carros elétricos

Patente registrada pela BMW detalha novo mecanismo que transforma energia mecânica da suspensão em eletricidade para o carro

Por Eduardo Passos
5 dez 2022, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dos atributos mais interessantes dos veículos elétricos é a frenagem regenerativa, que utiliza o movimento das rodas para recarregar as baterias e, em troca, frear o carro. A BMW, entretanto, quer ir além, aproveitando o movimento da suspensão para o mesmo fim.

    A informação é do site CarBuzz, que teve acesso a patentes registrada pela BMW na Alemanha. Os documentos detalham um mecanismo engenhoso, que utiliza o movimento vertical das rodas para gerar eletricidade. Segundo a publicação, a invenção deve aparecer nos modelos mais caros da marca, como uma futura variante do BMW i7.

    Os conjuntos de suspensão mais comuns utilizam a soberana Lei da Conservação de Energia para transformar o movimento vertical das rodas (energia cinética) em calor (energia térmica), que é posteriormente dissipado pelos amortecedores. No meio desse processo, há, claro, a suavização dos sacolejos do carro, mas a fabricante alemã ambiciona algo muito mais complexo, que envolve instalar um pequeno gerador de energia elétrica no conjunto de seus carros.

    Patente da BMW geração de energia elétrica através do conjunto de suspensão
    Esquema registrado pela BMW no escritório alemão de patentes (CarBuzz/Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Ao passar em uma lombada, por exemplo, o movimento vertical é transmitido de maneira brusca à suspensão; essa parte se mantém quase inalterada, com a compressão dos amortecedores, segundo indica a patente, ocorrendo de modo tradicional.

    BMW i7
    BMW i7 (Divulgação/BMW)

    A diferença é que, no movimento de subida, um pequeno disco gira à medida que o braço de suspensão ao qual está conectado também é torcido. Na hora do movimento de retorno, há o acoplamento de uma embreagem de sentido único, que faz o movimento contrário do disco ser transmitido ao gerador.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    É uma transformação de energia potencial elástica em energia elétrica, que pode ser armazenada tanto no sistema auxiliar de carros elétricos, o famoso 12 V, como também no sistema de alta tensão, responsável por tracionar as rodas.

    BMW i7
    (Divulgação/BMW)

    Ainda não há estimativa de quanta energia possa ser gerada pelo sistema. Algo do que não resta muitas dúvidas, entretanto, é que estamos falando de um mecanismo bem caro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.