O BMW M4, por si só, é um esportivo icônico e conhecido por seu visual e desempenho agressivos. O modelo teve como topo de linha a versão CSL, cuja produção foi limitada a 1.000 unidades. Agora, a montadora alemã apresenta o M4 CS, com a mesma potência mas sem a redução de peso extrema do CSL, e que poderá ser vendido no Brasil.
Isso quer dizer que o motor seis cilindros S58 3.0 biturbo gera 543 cv de potência (20 cv a mais que a versão Competition) e 66,2 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas, mas a diferença importante por aqui é a tração integral, já que o CSL está disponível com tração traseira.
Com isso, a nova versão do esportivo consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Sendo assim, o CS se torna a versão com aceleração mais rápida do M4, superando o Competition xDrive em 0,2 segundos e o CSL em 0,4 segundos.
Mas, se o M4 CS cravou 7 minutos e 21,99 segundos no tempo de volta em Nurburgring-Nordschleife, o M4 CSL cumpriu o mesmo em 7:20,20 em 2022.
Para acompanhar esse impressionante desempenho, diversas atualizações mecânicas foram feitas no esportivo. Começando pelo aprimoramento do carro nas curvas, com suportes de motor mais rígidos, enquanto amortecedores, molas, direção, freios, controle de estabilidade e barra estabilizadora foram ajustadas especificamente para a nova versão.
Os pneus são padrões, mas os de pista ou ultra-pista são opções gratuitas. Além disso, eles calçam novas rodas de 19 polegadas na frente e 20 na traseira, que vêm com acabamento em bronze fosco ou preto fosco.
Como é praxe, a BMW Motorsport incluiu elementos de fibra de carbono, como o capô, o teto, o difusor dianteiro, as entradas de ar, capas dos espelhos, difusor traseiro e spoiler. Todos feitos de plástico e reforçados com fibra de carbono.
Além disso, na cabine também é possível observar diversos elementos em fibra de carbono. Painel e console possuem este material, assim como os paddle-shifts. Os assentos de carbono opcionais do M4 estão presentes de série na versão CS, também. Com tudo isso, o BMW M4 CS consegue ser até 20 kg mais leve que a versão xDrive Competition.
O novo BMW M4 CS pode não ter todo o brilho que o CSL tem, mas ainda assim é um carro impressionante, tanto em desempenho quanto no visual. Nos Estados Unidos, custa US$ 124.675, ou R$ 633.000. Quer dizer que custa US$ 35.000 (R$ 178.000) a mais que o M4 Competition xDrive.
Esta geração do BMW M4 nunca foi vendida no Brasil, onde a BMW se limita a oferecer o sedã M3. Contudo, o M3 CS tem a mesma fórmula do M4 CS e está com lançamento no Brasil confirmado para este ano. Há chances de isso viabilizar a importação do BMW M4 CS também.