A Lotus é famosa por seus carros de corrida e esportivos de rua super leves, não poderia ser diferente com as suas bicicletas. A marca britânica apresentou a Type 136, sua bike elétrica de alto desempenho e preço igualmente elevado: 25.000 euros, valor que equivale a R$ 130.000.
Para justificar esse preço, a Type 136 traz tecnologias de usos exóticos, entre elas, um motor elétrico derivado do usado pelo projeto Mars Lander, a série de pousadores da NASA enviados para Marte. A explicação é bem direta: é uma aplicação em que o peso e a falta de manutenção são os principais fatores.
Como todo o resto do conjunto, o motorzinho é uma parte focada no baixo peso, atingindo apenas 300 gramas. O motor vai integrado à estrutura do quadro.
Já a bateria é disfarçada como se fosse uma garrafinha, podendo ser removida e instalada com apenas um clique. O conjunto elétrico total tem peso de apenas 1,2 kg. Nada mal para quem está lançando sua primeira bicicleta elétrica.
Feita à mão na Itália, a bike aposta em um conjunto ultraleve, não apenas o motor de auxílio. São apenas 9,8 kg totais, uma marca atingida com o uso quase que irrestrito de fibra de carbono. O trabalho foi feito em conjunto com a HPS
Desde sua primeira bike de corrida a marca se destacou. Foi com a Type 108 que a Lotus imperou nos Jogos Olímpicos de Barcelona, de 1992, quando Chris Boardman conquistou a medalha de ouro.
A aerodinâmica também foi muito bem trabalhada. São usados manetes em “V”, garfos em forma de asa e corrente semi oculta, o que ajuda a furar o ar com maior facilidade. O design se destaca ainda pelo uso de uma barra de quadro baixa, perfeita para garantir um uso mais ágil.
Claro que não poderia faltar a clássica pintura da marca, uma combinação de preto com detalhes dourados, decoração capaz de despertar o mais profundo saudosismo nos fãs da Fórmula 1.
Tal como o nome deixa desconfiar, serão apenas 136 unidades produzidas, cada uma numerada. A apresentação será em novembro, contudo, as entregas começarão apenas a partir de março de 2024.