Durante a Monterey Car Week, neste fim de semana, a fabricante britânica BAC (Briggs Automotive Company) apresentou a nova geração do BAC Mono. O esportivo é conhecido por sua combinação de desempenho de alto nível e design próximo dos monopostos de corrida.
O design ainda remete às características da geração passada, mas a evolução mecânica é notável. O antigo motor 2.3 da Ford foi substituído por um 2.5, também da Ford e aspirado, com peças forjadas. Ele gera 311 cv a 8.000 rpm, um ganho de 5 cv.
O segredo para o desempenho é sua carroceria construída em fibra de carbono, que o faz ter, no total, apenas 570 cv. A relação é de 546 cv por tonelada. Isso explica a sua notável aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos.
Além do novo motor, o BAC Mono também recebeu aprimoramentos em sua suspensão e sistemas de direção. Novos pneus Pirelli (P Zero Trofeo R) e amortecedores bidirecionais ajustáveis para corridasss entram no pacote. Um novo sistema de suspensão double wishbone ajustável garante um desempenho de precisão em qualquer condição de condução.
A produção das novas unidades do BAC Mono já teve início nas instalações da BAC em Liverpool. As primeiras entregas estão programadas para coincidir com o final da Monterey Car Week, onde o veículo foi apresentado com pompa e circunstância. E, em resposta às crescentes preocupações ambientais, a BAC já planeja uma versão turbo alimentada do Mono, visando atender às regulamentações mais rigorosas.