Uma das novidades na linha 2020 do Evoque é a tela sensível ao toque exclusiva para os comandos do ar-condicionado e dos modos de condução, por exemplo.
O que deveria ser uma facilidade está causando dores de cabeça, no entanto. É o que relata a professora Cláudia Gomes Mardero, de Caxias do Sul (RS), dona de um Evoque P300 2019.
“Com menos de 1.000 quilômetros começaram os travamentos quando eu tentava ajustar os comandos na tela da central que existe próximo à alavanca do câmbio. Também surgiram alertas de falha no ABS e no controle de tração. Por fim, fiquei 43 dias ininterruptos com o carro parado na concessionária nas três tentativas que fizeram de resolver a situação”, conta Cláudia.
O problema também aconteceu quando experimentamos o novo Evoque, há um ano.
Dentre as maneiras de resolver os problemas, está a atualização do software utilizado no módulo de controle da tela interativa ICDM. O informativo foi repassado pela fábrica às concessionárias no dia 14 de fevereiro de 2020 através do boletim técnico JLRTB2017V, com o objetivo de eliminar o erro, o que, segundo Cláudia, não foi suficiente.
“Após as atualizações, diziam que o carro estava consertado, mas o problema voltava”, lembra Cláudia. “O problema só foi resolvido depois que substituíram o módulo da tração”, conta.
Outro caso é o da representante comercial Lis Leal, de Viamão (RS), que também tem um Evoque P300 2019.
“Além de não vir com diversos equipamentos prometidos pelos vendedores, meu carro apresenta o travamento na central desde zero-quilômetro. Na concessionária, diziam que a atualização resolveria a falha, algo que nunca ocorreu. Agora pediram para eu aguardar as orientações da Inglaterra, para eles fazerem testes e descobrirem se o problema tem solução. Mas, como eu não confio no que eles dizem, quero outro carro ou meu dinheiro de volta”, conta Lis.
Fizemos contato com mais dois proprietários com problemas no painel, ambos na cidade de Florianópolis (SC), que preferiram não aparecer na reportagem, embora confirmassem os defeitos.
Procurada, a Jaguar Land Rover respondeu que o carro de Lis Leal teve o sistema de infoentretenimento atualizado e os problemas resolvidos.
Com relação ao carro de Cláudia Mardero, a empresa informou que a cliente visitou a concessionária no começo de 2020 para outros reparos que não tinham relação com o inconveniente apresentado no veículo da representante comercial.
O povo reclama
“Após a atualização, diziam que o problema estava resolvido, mas o carro continuava igual.” – Cláudia Mardero, professora, Caxias do Sul (RS), dona de um Evoque P300 2019
“Todos os modelos que possuem o mesmo software utilizado na Evoque podem apresentar o problema. Também recebemos relatos da falha no novo Discovery.” – Atendente de uma concessionária que pediu para não se identificar
“Como não resolvem o problema, pediram para eu aguardar as orientações da Inglaterra.” – Lis Leal, representante comercial, Viamão (RS), dona de um Evoque P300 2019