Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Autodefesa: Evoque tem tela para comandar ar-condicionado – mas ela trava

Proprietários reclamam e solução oferecida nas concessionárias Land Rover não resolve os problemas na tela do Evoque que notamos há um ano, no lançamento

Por Waldez Amorim Atualizado em 30 set 2020, 21h54 - Publicado em 1 out 2020, 07h53

Uma das novidades na linha 2020 do Evoque é a tela sensível ao toque exclusiva para os comandos do ar-condicionado e dos modos de condução, por exemplo.

O que deveria ser uma facilidade está causando dores de cabeça, no entanto. É o que relata a professora Cláudia Gomes Mardero, de Caxias do Sul (RS), dona de um Evoque P300 2019.

“Com menos de 1.000 quilômetros começaram os travamentos quando eu tentava ajustar os comandos na tela da central que existe próximo à alavanca do câmbio. Também surgiram alertas de falha no ABS e no controle de tração. Por fim, fiquei 43 dias ininterruptos com o carro parado na concessionária nas três tentativas que fizeram de resolver a situação”, conta Cláudia.

O problema também aconteceu quando experimentamos o novo Evoque, há um ano.

Durante nossa experiência com o carro, em 2019, os comandos digitais do ar ficaram travados Divulgação/Land Rover

Dentre as maneiras de resolver os problemas, está a atualização do software utilizado no módulo de controle da tela interativa ICDM. O informativo foi repassado pela fábrica às concessionárias no dia 14 de fevereiro de 2020 através do boletim técnico JLRTB2017V, com o objetivo de eliminar o erro, o que, segundo Cláudia, não foi suficiente.

“Após as atualizações, diziam que o carro estava consertado, mas o problema voltava”, lembra Cláudia. “O problema só foi resolvido depois que substituíram o módulo da tração”, conta.

Continua após a publicidade

Outro caso é o da representante comercial Lis Leal, de Viamão (RS), que também tem um Evoque P300 2019.

“Além de não vir com diversos equipamentos prometidos pelos vendedores, meu carro apresenta o travamento na central desde zero-quilômetro. Na concessionária, diziam que a atualização resolveria a falha, algo que nunca ocorreu. Agora pediram para eu aguardar as orientações da Inglaterra, para eles fazerem testes e descobrirem se o problema tem solução. Mas, como eu não confio no que eles dizem, quero outro carro ou meu dinheiro de volta”, conta Lis.

Divulgação/Land Rover

Fizemos contato com mais dois proprietários com problemas no painel, ambos na cidade de Florianópolis (SC), que preferiram não aparecer na reportagem, embora confirmassem os defeitos.

Procurada, a Jaguar Land Rover respondeu que o carro de Lis Leal teve o sistema de infoentretenimento atualizado e os problemas resolvidos.

Com relação ao carro de Cláudia Mardero, a empresa informou que a cliente visitou a concessionária no começo de 2020 para outros reparos que não tinham relação com o inconveniente apresentado no veículo da representante comercial.

O povo reclama

“Após a atualização, diziam que o problema estava resolvido, mas o carro continuava igual.” – Cláudia Mardero, professora, Caxias do Sul (RS), dona de um Evoque P300 2019

“Todos os modelos que possuem o mesmo software utilizado na Evoque podem apresentar o problema. Também recebemos relatos da falha no novo Discovery.”Atendente de uma concessionária que pediu para não se identificar

“Como não resolvem o problema, pediram para eu aguardar as orientações da Inglaterra.” – Lis Leal, representante comercial, Viamão (RS), dona de um Evoque P300 2019

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês