A Audi anunciou nesta terça-feira, 17 de setembro, a produção dos modelos A3 Sedan e Q3 no Brasil. O sedã será o primeiro carro brasileiro da marca, com lançamento no segundo semestre de 2015. O SUV chegará em 2016.
>> Veja a galeria de fotos do Audi A3 Sedan
>> Confira as imagens do Audi Q3
A dupla será fabricada na planta de São José dos Pinhais (PR), onde a própria Audi chegou a montar a segunda geração do A3 entre 1999 e 2006. Embora o anúncio da fábrica já fosse esperado há alguns meses, a decisão da marca de produzir o A3 Sedan surpreendeu a todos, uma vez que o A3 Sportback era o modelo mais cotado para ganhar cidadania brasileira – tanto ele quanto o sedã compartilham plataforma do novo Golf, outro modelo a ser feito aqui.
Para produzi-los localmente, a unidade de São José dos Pinhais ganhará uma nova linha de montagem e uma nova área de pintura, demandando um investimento total de 150 milhões de euros, ou aproximadamente 450 milhões de reais.
Com a fabricação no Brasil, a Audi se livra do aumento do IPI de 30 pontos percentuais para automóveis importados, lançado junto com o novo regime automotivo Inovar-Auto. Vale lembrar que as duas arquirrivais da Audi, BMW e Mercedes-Benz, também produzirão veículos no país nos próximos anos.