Audi EP4 é releitura elétrica de clássico dos anos 60 com peças originais
O NSU Prinz 4 foi o modelo que deu origem ao EP4, pequeno esportivo elétrico de 243 cv que usa partes da carroceria do compacto de 1960
Na Alemanha, um grupo de trainees da Audi reviveu e modernizou o clássico NSU Prinz 4, um modelo popular do início da década de 1960, antes mesmo da montadora de fato existir. O restomod (quando um clássico é adaptado para a modernidade) ganhou o nome de EP4 e manteve a identidade visual mais quadrada da época, mas acrescentou diversos elementos modernos, incluindo, claro, um motor elétrico.
A NSU é uma antiga montadora alemã que foi adquirida pela Volkswagen em 1969 e fundida com outra empresa, chamada Auto Union, para então dar origem à Audi. O Prinz (“príncipe”, em alemão) foi o primeiro modelo da NSU pós Segunda Guerra Mundial, mostrado no salão de Frankfurt, em 1957.
Anos depois, em 1961, veio o Prinz 4 com novo visual, mas mantendo algumas características do modelo original, como o motor traseiro de dois cilindros, que nesse carro chegava aos 30 cv.
O motor traseiro foi mantido pelos trainees da Audi no EP4, mas ficou um ‘pouquinho’ mais potente e bem mais moderno. Ele recebeu o mesmo motor do e-Tron e agora chega aos 243 cv. A bateria, em um ato simbólico, foi colocada onde no modelo original ficaria o tanque de gasolina. Ela, por sua vez, é a mesma do Q7 TFSI e tem 17,3 kWh. Já a parte inferior do chassi veio de um Audi A1.
Por fora, conseguimos ver bastante do modelo original, principalmente nas linhas retilíneas. Os aprendizes usaram parte da carroceria original de um Prinz 4, sendo possível manter o teto e a linha de ombros inalterada no EP4. A estrutura ganhou uma pintura moderna que mistura Audi Suzuka Grey e Brilliant Black, na parte superior, e branco com detalhes em amarelo fluorescente no resto do carro.
“Quando pegamos o carro, sua carroceria tinha vários pontos de ferrugem. Essas áreas foram a primeira coisa que consertamos.”, lembra Mizgar Doman Hassan, um dos trainees envolvidos no projeto.
A parte moderna fica por conta dos detalhes que também deixam o pequeno elétrico com um jeito bem esportivo. Há dois aerofólios na traseira, além de grafismos nas laterais. Mas o mais interessante são os para-lamas robustos impressos em 3D, as rodas de rally com pneus de perfil largo e os conjuntos de iluminação em leds.
Outros detalhes que vemos em esportivos é o uso de fibra de carbono no capô. Já no interior ele ganhou assentos de concha Recaro Podium, além de uma gaiola de segurança e uma única tela que serve de quadro de instrumentos, como afirma a montadora.
O projeto envolveu 12 trainees e foi feito como parte das comemorações do 150º aniversário da fábrica da Audi em Neckarsulm, na Alemanha, que antigamente pertencia à NSU.