Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Audi EP4 é releitura elétrica de clássico dos anos 60 com peças originais

O NSU Prinz 4 foi o modelo que deu origem ao EP4, pequeno esportivo elétrico de 243 cv que usa partes da carroceria do compacto de 1960

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 10 jul 2023, 15h29 - Publicado em 10 jul 2023, 15h17

Na Alemanha, um grupo de trainees da Audi reviveu e modernizou o clássico NSU Prinz 4, um modelo popular do início da década de 1960, antes mesmo da montadora de fato existir. O restomod (quando um clássico é adaptado para a modernidade) ganhou o nome de EP4 e manteve a identidade visual mais quadrada da época, mas acrescentou diversos elementos modernos, incluindo, claro, um motor elétrico.

A NSU é uma antiga montadora alemã que foi adquirida pela Volkswagen em 1969 e fundida com outra empresa, chamada Auto Union, para então dar origem à Audi. O Prinz (“príncipe”, em alemão) foi o primeiro modelo da NSU pós Segunda Guerra Mundial, mostrado no salão de Frankfurt, em 1957.

Anos depois, em 1961, veio o Prinz 4 com novo visual, mas mantendo algumas características do modelo original, como o motor traseiro de dois cilindros, que nesse carro chegava aos 30 cv.

Audi EP4
O popular compacto virou um esportivo elétrico após a transformação (Divulgação/Audi)

O motor traseiro foi mantido pelos trainees da Audi no EP4, mas ficou um ‘pouquinho’ mais potente e bem mais moderno. Ele recebeu o mesmo motor do e-Tron e agora chega aos 243 cv. A bateria, em um ato simbólico, foi colocada onde no modelo original ficaria o tanque de gasolina. Ela, por sua vez, é a mesma do Q7 TFSI e tem 17,3 kWh. Já a parte inferior do chassi veio de um Audi A1.

Continua após a publicidade

Por fora, conseguimos ver bastante do modelo original, principalmente nas linhas retilíneas. Os aprendizes usaram parte da carroceria original de um Prinz 4, sendo possível manter o teto e a linha de ombros inalterada no EP4. A estrutura ganhou uma pintura moderna que mistura Audi Suzuka Grey e Brilliant Black, na parte superior, e branco com detalhes em amarelo fluorescente no resto do carro.

Audi EP4
Prinz 4 à direita e EP4 à esquerda (Divulgação/Audi)

“Quando pegamos o carro, sua carroceria tinha vários pontos de ferrugem. Essas áreas foram a primeira coisa que consertamos.”, lembra Mizgar Doman Hassan, um dos trainees envolvidos no projeto.

A parte moderna fica por conta dos detalhes que também deixam o pequeno elétrico com um jeito bem esportivo. Há dois aerofólios na traseira, além de grafismos nas laterais. Mas o mais interessante são os para-lamas robustos impressos em 3D, as rodas de rally com pneus de perfil largo e os conjuntos de iluminação em leds.

Continua após a publicidade
Audi EP4
EP4 e equipe de tranees que trabalhou no seu projeto (Divulgação/Audi)

 Outros detalhes que vemos em esportivos é o uso de fibra de carbono no capô. Já no interior ele ganhou assentos de concha Recaro Podium, além de uma gaiola de segurança e uma única tela que serve de quadro de instrumentos, como afirma a montadora.

Compartilhe essa matéria via:

O projeto envolveu 12 trainees e foi feito como parte das comemorações do 150º aniversário da fábrica da Audi em Neckarsulm, na Alemanha, que antigamente pertencia à NSU. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.