Após diversos teasers no seu canal do youtube, a Audi finalmente acabou com o mistério e revelou a segunda geração do utilitário Q5 no Salão de Paris. O SUV adota a leve mudança na identidade visual frontal da marca de Ingolstadt e se assemelha ao irmão maior Q7, além de receber novidades tecnológicas.
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No desenho, o Q5 manteve as principais características da geração anterior, mas agora com os faróis mais afilados (full led dependendo da versão) que se integram à grade, recorte das lanternas na tampa do porta-malas, bem como arcos das caixas de rodas e vincos mais definidos e musculosos. A rodas podem ser de 17, 18, 19 ou 21 polegadas.
O novo Q5 utiliza a mesma plataforma MLB do sedã A4 e vários componentes de alumínio e de aço de alta resistência, resultando nos 90 kg a menos na balança. Apesar de estar mais leve, o SUV ficou maior, alcançando 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m.
O porta-malas tem capacidade de carga que varia entre 550 e 610 litros (dependendo do ângulo de inclinação dos bancos traseiros), aumentando 10 litros em relação ao anterior. Segundo a Audi, o coeficiente aerodinâmico melhorou e foi para 0,30.
Por dentro, o utilitário recebeu painel com as mesmas linhas horizontais vistas nos últimos lançamentos da fabricante, além de ficar mais espaço e opcionalmente receber o painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas.
Na lista de equipamentos, se destaca a central multimídia com tela de 8,3 polegadas no modelo topo de linha, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som de alta definição Bang & Olufsen, head up display, roteador de internet para até oito aparelhos e carregador de celular por indução (sem fio).
O pacote de segurança inclui controle de velocidade adaptativo — com sistema de frenagem automática em perímetro urbano, assistente que reduz o consumo de combustível a partir de informações de trânsito, alerta de saída de faixa, entre outros. Destaque para a nova suspensão com molas pneumáticas e controle eletrônico — com cinco níveis de altura e auto-nivelamento, e sistema de modo de condução Audi Drive Select com sete programações.
A motorização do novo Q5 na Europa será dominada por propulsores turbodiesel de 2,0 litros TDI, com variantes de 152 cv, 165 cv e 193 cv, além de um potente 3.0 TDI de 290 cv e 63,2 mkgf de torque. Com gasolina por enquanto há apenas o 2.0 TFSI de 255 cv de potência. A transmissão pode ser manual de seis marchas, automatizada de dupla embreagem de sete ou automática de oito velocidades (essa última exclusiva da 3.0 TDI), com tração dianteira ou integral quattro como de praxe.
A boa notícia é que o novo Audi Q5 será fabricado no México, podendo ser importado para o Brasil com preço um pouco mais competitivo em 2017.